Cartas a Lula

‘Estou aqui para ser Lula da Silva porque sei que é o lado certo da história’

A RBA segue publicando mensagens endereçadas pelos leitores ao ex-presidente. Jovem escritor atribui a Lula a fé 'na leitura e na escrita como ferramentas de mudança'

Reprodução

Primeiro livro de Tiago Germano, com dedicatória para Lula

São Paulo – O escritor Tiago Germano, 35 anos, acaba de enviar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em Curitiba, um exemplar de seu primeiro livro. Diferentemente das centenas de cartas que têm chegado, com as quais Lula tem se emocionado, segundo relatos de familiares que o visitaram nesta quinta-feira (12).

Tiago preferiu presenteá-lo com o resultado de seu trabalho, Demônios Domésticos, como forma de gratidão, e copiou para a RBA a imagem da dedicatória (ao lado). “Enviei meu primeiro livro ao Lula, uma das dívidas que tenho com esse homem”, diz o escritor, atribuindo ao ex-presidente o feito de fazê-lo acreditar “na leitura e na escrita como ferramentas de mudança.”

Gratidão e companheirismo são também componentes da carta enviada no início da semana por Flori Roseli. Ela conta a Lula que até os rapazes que a atendem na pizzaria no bairro paulistano do Brás, José e Juvenal, pediram para dizer “que estão contigo”. Flori diz amar o ex-presidente como a seu “pai, seu companheiro e seus filhos”. “Estou aqui para ser Lula da Silva, pois sei que é o lado certo da história. E torço para que a justiça vença a ganância humana”, diz.

Amor e fé são ainda ingredientes da mensagem de Rita de Cássia Moreno Maia. “Querido, não estás sozinho. Assim como eu, outras milhares de pessoas, nesse momento se colocam no seu lugar e sentem o peso do cárcere junto contigo”, escreve. 

Rita diz que “não há palavras pra descrever seu pesar pelo desfecho de toda essa perseguição” contra o ex-presidente e acrescenta que “nunca na vida sentiu orgulho de ser brasileira como teve durante o mandato do petista. “Quero te dizer que amo você. Que todos os dias oro por ti e por sua mãe, que já se encontra em outro plano, mas que com certeza está atenta e também orando por você”, afirmou.

Confira as mensagens:

Flori Roseli, Brás, São Paulo

 

Rita de Cássia Moreno Maia

Prezado Lula!

Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva

Não há palavras pra descrever meu pesar pelo desfecho de toda essa perseguição contra ti e indiretamente contra as classes mais desfavorecidas desse país.

Quero te dizer que amo você. Que todos os dias oro por ti e por sua mãe, que já se encontra em outro plano, mas que com certeza está atenta e também orando por você!

Querido; não estás sozinho. Assim como eu, outras milhares de pessoas, nesse momento se colocam no seu lugar e sentem o peso do cárcere junto contigo.

Seja você; meu eterno Presidente, santo ou demônio, nunca na vida tive orgulho de ser brasileira como tive durante o seu mandato. Portanto, rogo pela misericórdia de Deus na sua vida e nas nossas… Que haja uma brecha por onde a salvação desse esquema maligno possa entrar. E quero te dizer:

AGUENTE FIRME IRMÃO DE RAÇA, DE COR, DE POBREZA, DE FÉ E DE DEMOCRACIA! Aguente firme!

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! 

Suellen Sabrine, Montes Claros (MG)

Eu sei que isso ninguém nunca irá entender, e pra ser sincera eu nem faço mais questão que entendam. Um amor que carrego desde a minha infância, quando eu nem entendia sobre política, muito menos de esquerda ou direita, de PT ou PSDB, quando eu nem compreendia o papel e a importância de um presidente. Mas eu o amava de forma pura, sem interesses, pelo simples fato de amar, de ouvir coisas boas a seu respeito, do quanto ajudava as pessoas mais carentes, e isso me fez encantada por ele, encantada de tal forma ao ponto de sonhar e acordar todos da casa dizendo que Lula estava na janela kkk e até hoje essa história é contada por quem estava lá.

Lembro-me que o meu maior desejo quando pequena era conseguir um broche da estrelinha do PT, apesar de meus pais não serem tão ativos e participantes da política na época, foram atrás desse bendito broche, imagina a felicidade que não fiquei?! Kkkk. Meus pais sempre diziam que isso era coisa de criança que quando eu crescesse nem ia lembrar, mas não foi bem o que aconteceu. Meu maior sonho era conhecê-lo e por mais que eu sonhasse, não acreditava que poderia se tornar realidade e me contentava com uma foto salva de uma menina da minha cidade que teve a oportunidade de tirar uma foto com ele e a sensação de conhecer alguém que o conhecia era demais, achava o máximo kkk. Os anos passaram e como passaram e os meus sonhos, literalmente sonhos com ele continuaram, quem convive comigo sabe que digo a verdade, e no final de 2017 uma grande surpresa que Lula estaria em Minas e como se já não bastasse, estaria na minha cidade natal e também na cidade onde atualmente moro, foram longos dias de ansiedade intensa, e de desespero, será se consigo um abraço dele? Será se vejo ele de perto? E muitas pessoas me diziam que não. Tentei de várias formas conseguir e tiveram pessoas tão especiais que conheciam a minha admiração por ele e não mediram esforços pra me ajudar a realizar, me desloquei de Montes Claros à Salinas MG só para aumentar as chances de vê-lo, e eu consegui, não havia palavras no momento para descrever o que eu senti, as lágrimas desciam, o sorriso de orelha a orelha no rosto e minhas mãos tremiam. Por mais que qualquer acusação, independente de erro dele ou não. O que eu sinto não mudará nunca. Não é questão de ter político de estimação, o sentimento foge de política, ideologia, partido. É amor de criança pelo seu exemplo de pessoa e isso não tem explicação, não fiz uma escolha em admirá-lo, ele nasceu em mim!

Ah! E antes que eu me esqueça, eu sou sim a favor da justiça, mas que ela seja feita à todos. Se ele errou que ele pague, da mesma forma em que todos os outros políticos que ainda atuam por aí pagariam, sem perseguição, com intuito de ser justo, de não denegrir a sua imagem de forma tão baixa como vemos, tratando-o de forma digna como eles fariam sem dúvidas ao meu grande “amigo” Aécio, essas acusações a Lula se tornaram vingança, e isso não é ser justo, isso nos causa vergonha , a política deixou de ser política quando as pessoas não pensavam em interesses públicos e sim privados, quando eu queria obter lucros a mim e não a todos, a justiça deixou de ser justiça quando o juiz abandonou os seus princípios de ser justo para virar “astro” para obter nome, mas, infelizmente a eles isso não aconteceu, porque ele continuou esquecido, apagado e o FILHO DO BRASIL apareceu, agradeço imensamente por enaltecê-lo tanto, a mobilizar tanto, a instigar tanto, os corações de quem realmente busca a justiça. E peço que o empenho em que o juiz e outros que se dizem imparcial tiveram, continue, pois Aécio, Temer entre outros continuam soltos por aí!

E à você meu eterno presidente, força para lutar e reerguer a cabeça, pois uma nação te espera aqui fora, para que o melhor presidente que esse país já teve volte e reconstrua os cacos que eles aqui fizeram. LULA NÃO SERÁ CONHECIDO COMO UM PRESIDENTE, MAS, COMO UMA IDEIA! Lula fez história,Lula faz história. Terei um orgulho danado no futuro de contar aos meus tudo que ele fez por um povo esquecido, sem vez e sem voz ! Lula livre, Lula vive em cada coração do povo do Brasil.

________________________________

Para escrever para Lula

Sede do PT em Curitiba

Para Luiz Inácio Lula da Silva

Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba (PR) – 80510-200

Vai escrever para Lula? Envie cópia para a RBA

A Rede Brasil Atual sugere aos que pretendem escrever para Lula que façam uma cópia da carta e enviem para a nossa redação. O objetivo é expor aos demais leitores o teor e o sentimento presentes nos escritos endereçados ao ex-presidente.

Poderão ser publicadas parcial ou integralmente no site, nas redes sociais ou até mesmo lidas na Rádio Brasil Atual. É uma forma, também, de assegurar que o conteúdo da carta não se perca pelo caminho.

Envie uma cópia de sua carta, que pode ser uma foto feita pelo celular, para [email protected] ou par o WhatsApp da rádio (11) 96893-7672. Informe seu nome e seu endereço, ou faça também uma cópia do envelope em que aparece o remetente.