REFORMA AGRÁRIA

MST ocupa fazenda Esmeralda, ligada a Michel Temer em esquema de corrupção

Local foi citado nas delações de executivos da JBS no âmbito da investigação da MP dos Portos

MST

Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda e não há expectativa para deixarem o local

São Paulo – Na manhã desta quarta-feira (7), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a Fazenda Esmeralda, entre Lucianópolis e Duartina, no interior de São Paulo. Cerca de 350 trabalhadores sem-terra participam da ação, que reivindica que a área seja destinada à reforma agrária.

A fazenda foi citada nas delações de Ricardo Saud e Joesley Batista, no âmbito do inquérito que investiga irregularidades na elaboração da Medida Provisória 595, conhecida como a MP dos Portos. Saud e Joesley relataram conversas com o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-sP), em que afirmam que a fazenda Esmeralda é de propriedade do presidente Michel Temer. 

Oficialmente, a fazenda pertence à empresa Argeplan, do amigo pessoal de Temer João Batista Lima Filho, o Coronel Lima. Temer e Lima tiveram a quebra de seus sigilos bancários e fiscais solicitados pelo ministro Luis Roberto Barroso, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta é a terceira vez que o MST ocupa a fazenda Esmeralda – e não há data para deixarem o local. “Denunciamos a ilegitimidade do governo golpista de Temer e nos posicionamos contra a sua agenda de retrocessos para a classe trabalhadora”, afirma a dirigente do MST Joana Costa.

A ação integra a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra. “Neste tempo de golpe, os índices de violência contra as mulheres crescem de maneira alarmante, e percebemos que isso ocorre junto com o ataque aos nossos direitos, que Temer, o Congresso e o Judiciário tem orquestrado com o apoio da mídia”, afirma Joana.

Com informações do MST

Leia também

Últimas notícias