Lava Jato

Para Luiz D´Urso, polêmica sobre indulto natalino é desserviço à causa da Justiça

O ex-presidente da OAB-SP considera que o MPF novamente se apressou em propagar suas manifestações absolutas, sentenciando os riscos que atingirão a lava jato. “Nada mais fora de propósito”

Arquivo/EBC

Ao afirmar que “Temer prepara uma saída para si”, o procurador do MPF, Deltan Dallagnol aumenta a polêmica contra o indulto natalino

São Paulo – Em artigo publicado ontem (23) na Revista Consultor Jurídico (Conjur), o ex-presidente da OAB-SP, o advogado criminalista Luiz Flávio Borges D´Urso criticou as polêmicas envolvendo o indulto natalino.

Na última sexta-feira (22), o procurador do Ministério Público Federal (MPF) com pretensões a uma vaga no Senado pelo Paraná, Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal, alfinetou Michel Temer nas redes sociais. Para Dallagnol, ao assinar indulto de natal o peemedebista “prepara uma saída para si.

Leia a íntegra do artigo do criminalista:

Vivemos um momento histórico muito estranho. Parece que tudo pode dar origem a uma polêmica nacional. Qualquer coisa provoca as expressões “isto é contra a lava jato” ou, pior, quando nos deparamos com a máxima “isso vai destruir e inviabilizar a lava jato, pois é a favor dos corruptos e da corrupção”.

Na maioria das vezes, essas expressões são exaustivamente proferidas por integrantes do Ministério Público Federal e policiais federais, responsáveis pela “lava jato”. Até o juiz Moro já as proferiu.

Diante do novo Decreto de Indulto, novamente o MPF se apressou em propagar suas manifestações absolutas, sentenciando os riscos que atingirão a “lava jato”.

Nada mais fora de propósito.

O Decreto de Indulto, anualmente assinado pelo presidente da República, tem origem no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, órgão colegiado, do Ministério da Justiça, composto pelo Ministério Público, magistratura e advocacia, dentre outros.

Integrei esse colegiado por oito anos e testemunhei a forma isenta como se conduz na elaboração do projeto de indulto. Ele elabora um texto básico que contempla o indulto, a comutação de pena, as condições para sua concessão, os casos em que é vedada sua aplicação etc.

Após, o texto é encaminhado à Presidência da República, que o aprova, adapta e assina.

O instituto do indulto natalino tem fundamento humanitário, é impessoal, seus critérios são abstratos, generalizados e jamais se dirigem a determinado condenado.

Importante salientar e repetir à exaustão que o indulto não é automaticamente concedido, mas examinado, caso a caso, depois de ouvir o Ministério Público, pelo juiz da Vara de Execuções Criminais, a quem cabe aplicar ou não a benesse.

Portanto, não é o presidente da República que decide quem será indultado, mas um dos milhares de juízes competentes para tal.

De todo modo, a forma como se ataca o instituto do indulto natalino e como tal ataque é repercutido pela mídia e redes sociais, polemizando e confundindo a opinião pública, revela-se um grande desserviço à causa da Justiça, que jamais poderá se divorciar da misericórdia e das raízes humanitárias que a fundamentam num Estado Democrático de Direito.

 

 

Leia também

Últimas notícias