ABC paulista

MTST protesta em frente a mercado da família do prefeito de São Bernardo

Às vésperas do Natal, os manifestantes lembraram ao prefeito Orlando Morando (PSDB) que moradia, alimentação, saúde e educação são direitos da população

MTST

Morando x Sem Teto: Prefeito tucano tem obstruído diálogo com as famílias da ocupação Povo Sem Medo

São Paulo – Moradores da Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, realizaram um protesto nesta quinta-feira (21) em frente ao Supermercado Morando, no bairro Batistini, que pertence à família do prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB). Eles afirmam que a prefeitura trata a ocupação como “caso de polícia” e não vem fazendo nenhum esforço para resolver a questão da moradia. Às vésperas do Natal, os manifestantes lembraram que, além da moradia, alimentação, saúde e educação também são direitos da população e responsabilidade do poder público. 

“Ele (o prefeito) tem virado cada vez mais as costas para a gente, dizendo que não vai fazer nenhum tipo de negociação com o movimento”, disse Andreia Barbosa, coordenadora do MTST, em entrevista ao repórter Jô Miyagui, para o Seu Jornal, da TVT.

São cerca de 8 mil famílias que estão acampados em um terreno de 70 mil metros quadrados. A maioria não consegue mais pagar aluguel, seja pelo salário insuficiente ou porque está desempregada.

Na semana passada, o MTST firmou acordo para desocupar a área em 120 dias, com o compromisso de que o governo do Estado elabore uma solução habitacional definitiva. Os integrantes do movimento cobram que o prefeito de São Bernardo também se engaje nesse esforço. 

Assista à reportagem do Seu Jornal, da TVT:

Leia também

Últimas notícias