Repressora

Com estudo sobre a ditadura, Volkswagen diz que se ‘reconcilia’ com o passado

Lúcio Bellentani Ex-funcionários protestam diante da Volkswagen em São Bernardo e cobram efetiva colaboração com MP São Bernardo do Campo (SP) – A Volkswagen disse estar hoje se “reconciliando” com […]

Lúcio Bellentani

Ex-funcionários protestam diante da Volkswagen em São Bernardo e cobram efetiva colaboração com MP

São Bernardo do Campo (SP) – A Volkswagen disse estar hoje se “reconciliando” com o passado no Brasil, ao divulgar estudo sobre suas atividades durante a ditadura. Diante da fábrica de São Bernardo, no ABC paulista, ex-funcionários protestaram desde o início da manhã desta quinta-feira (14), cobrando efetiva colaboração da empresa em inquérito do Ministério Público Federal.

“Quero expressar, em nome da Volkswagen, que lamento profundamente os episódios que possam ter ocorrido naquele momento histórico, em desacordo com os valores da empresa”, afirmou o presidente da companhia para o Brasil e a América do Sul, Pablo Di Si. Segundo ele, a Volks “é a primeira empresa do setor automotivo a examinar sua história no período da ditadura”. A montadora reconhece a participação de alguns de seus funcionários na colaboração com a repressão, mas não uma participação institucional.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão, elogiou a iniciativa, mas destacou que a Volks precisa ser mais “ativa ” no reconhecimento da violência sofrida por alguns de seus trabalhadores.

Em breve, mais informações