Campanha

Paul Singer é inspiração para todos que lutamos por justiça social, diz Dilma

Presidenta grava depoimento em apoio à produção de documentário de Ugo Giorgetti sobre Singer. Boaventura Santos e Muhammad Yunus também incentivam. Campanha de crowdfunding vai até quinta (13)

Reprodução

Dilma, Boaventura de Sousa Santos e Muhammad Yunus: Singer é inspirador de ideias para melhorar o mundo

São Paulo – “Paul Singer é uma inspiração para todos nós que lutamos por democracia, por justiça social e por oportunidades iguais para todos”, diz a presidenta Dilma Rousseff. A declaração está em vídeo gravado em apoio à campanha de captação de recursos via Catarse, para a produção do documentário Paul Singer – Uma História do Brasil, sobre o economista e professor, um dos principais intelectuais do Brasil e articulador incansável da economia solidária. A campanha vai até a noite de quinta-feira (13) alcançou até esta segunda-feira (10) pouco mais de 90% da meta, de R$ 130 mil.

O filme será dirigido pelo cineasta Ugo Giorgetti (Sábado, Boleiros, O Príncipe, Festa). O montante arrecadado deve custear a primeira etapa da produção, que tem um orçamento total estimado em R$ 300 mil. A segunda etapa da captação de recursos dependerá do alcance desta primeira.

O jurista e cientista político português Boaventura de Sousa Santos, em seu vídeo de apoio à campanha, lembra que visitou o Brasil em meados dos anos 1970, logo depois da Revolução dos Cravos, e foi se aconselhar com Paul Singer. “Estive no Brasil logo depois da revolução de 25 de abril (1975) que nos restituiu a democracia. Paul era a pessoa exata, no momento exato, para aqueles de nós que queríamos pensar uma economia não capitalista, que compatibilizasse liberdade, autonomia e justiça social”, revela.

Também entusiasta da economia solidária e precursor das políticas públicas de microcrédito como forma de criação de oportunidades de trabalho e rende – e de combate às desigualdades – o economista e ganhador do Nobel da Paz (2006) Muhammad Yunus diz em seu depoimento que Singer será sempre uma referência para os que procuram inspiração na luta por um mundo mais justo: “Sou grande admirador, pelas posições sólidas e transparentes em todos os assuntos político e econômicos, e em outras coisas que ele quer inspirar as pessoas, claramente os jovens. Ele sonha com uma economia solidária, e todos podemos compartilhá-lo”, afirma Yunus, criador do Grameen Bank, de Bangladesh.

Assista aos depoimentos:

 

Leia também

Últimas notícias