participação

Prefeitura de SP se compromete a realizar audiências devolutivas do Programa de Metas

Após críticas por limitar a participação da sociedade na elaboração de propostas para a gestão, Doria vai realizar audiências para prestar contas das sugestões apresentadas

Chello/FramePhoto/Folhapress

Doria entregou a proposta inicial do Programa de Metas à Câmara Municipal em 30 de março

São Paulo – O secretário municipal de Gestão, Paulo Uebel, aceitou uma sugestão da Rede Nossa São Paulo e declarou que a prefeitura paulistana vai realizar 33 audiências devolutivas para relatar à população quais das cerca de 20 mil sugestões apresentadas foram incluídas no Programa de Metas (2017-2020) da gestão do prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), e os motivos pelos quais outras propostas não foram aceitas. Será realizado um encontro em cada prefeitura regional e mais uma audiência geral. As datas e locais serão divulgados nas próximas semanas. 

As audiências devolutivas deverão ocorrer somente após a apresentação da versão final do Programa de Metas, prevista para 30 de junho. A sugestão para a realização dos eventos foi apresentada pelo coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, e pelo gestor de projetos da ONG, Américo Sampaio, em reunião ocorrida na última quinta-feira (11). “Isso será muito importante para integrar a população local, bem como as prefeituras regionais, aos objetivos propostos pelo plano até 2020”, avaliou Abrahão.

Segundo a prefeitura, a fase de consulta pública do Programa de Metas contou com a participação de aproximadamente 7.800 pessoas. Educação, Cultura, Mobilidade e Transportes, Habitação, Saúde e Meio Ambiente foram as áreas com o maior número de contribuições. Foram criadas duas plataformas na internet para receber as propostas da sociedade.

A gestão Doria foi muito criticada por realizar as audiências públicas em um período de tempo considerado curto. Todas as audiências das prefeituras regionais foram realizadas no mesmo dia. Os encontros temáticos foram feitos da mesma forma, dois dias depois. E no dia seguinte, houve a audiência geral.

A fase de análise e tabulação de todas as contribuições recebidas está em andamento. “A população fez a sua parte e o trabalho continua. Após a fase de análise das sugestões, a equipe incluirá pontos como orçamento, regionalização e definirão indicadores para acompanhamento e balanços de monitoramento”, disse Uebel. Os registros de todas as audiências realizadas na primeira fase do Programa de Metas estão disponíveis na internet, na página da secretaria.

 

Leia também

Últimas notícias