Pensamento único

‘Mídia condena Lula antes de qualquer julgamento’, diz Lalo Leal

Ideias e valores de grande parte da sociedade não passam pela mídia, que tenta impor uma visão de mundo que distorce até o papel do Judiciário

Reprodução/TVT

“Juiz tem que se afastar do conflito para julgar causa de forma objetiva e imparcial”, diz AJD

São Paulo – O jornalista e sociólogo Laurindo Lalo Leal Filho considera a relação da mídia tradicional com a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, prejudicial à democracia e à sociedade brasileira. Ao se comportarem como partido político, diz, jornais, rádios, TVs, revistas e sites alinhados tentam excluir do debate político visões divergentes, instalando uma espécie de ditadura do “pensamento único”, quando deveriam se ater à função jornalística principal, que é de informar. 

“Exclui desse debate uma parte imensa da sociedade brasileira. São ideias, são valores, são visões de mundo diferentes que não circulam por essa mídia. Ela acaba passando essas informações como se elas fossem verdades absolutas. E isso, para a democracia, é grave, porque a democracia se sustenta na diversidade de ideias”, afirma Lalo Leal, em entrevista à Michelle Gomes, para o Seu Jornal, da TVT

O tratamento antecipado dado pela mídia ao depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, ocorrido nesta quarta-feira (10), também desagrada a Associação Juízes pela Democracia (AJD). 

“Quando se faz uma capa de uma revista, por exemplo, que coloca um réu – um acusado – num ringue com o juiz, se está ignorando por completo o papel de um juiz, e o papel do Judiciário como um todo. Ora, um juiz não fica digladiando com o réu. O juiz não está no conflito com o réu. Na verdade, o juiz tem que se afastar do conflito para julgar aquela causa de forma objetiva, de forma imparcial”, afirma André Bezerra, presidente da AJD. 

O secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, diz que a perseguição a Lula não é novidade: “A mídia condena o presidente Lula desde que ele nasceu, desde que ele virou figura pública. A vida toda foi assim. Sempre foi achincalhado, desrespeitado.”

Ele também destaca a importância da figura do ex-presidente para o Brasil e o mundo: “O presidente Lula é uma construção histórica, é a maior liderança popular que o país já construiu. O presidente Lula é uma figura internacional, pelas realizações que fez no Brasil, e não só no Brasil. Foi o único presidente brasileiro que olhou para a África, um continente esquecido, que levou desenvolvimento pra lá, também para as regiões mais pobres da América do Sul. Ele não é uma liderança importante só para o Brasil, é uma liderança importante para o mundo. Ele está sendo desrespeitado, tendo suas liberdades violadas. É importante que quem defende a democracia defenda o presidente Lula”, diz Nobre. 

Leia também

Últimas notícias