Reconhecimento

Suplicy é homenageado com o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos

'É uma honra receber esse prêmio', afirma vereador, cuja atuação parlamentar sempre esteve alinhada às causas sociais. Para ele, Brasil vive momento de retrocesso

Arquivo Pessoal

Eduardo Suplicy ganha novo reconhecimento por sua luta por um sociedade mais justa e menos desigual

São Paulo – Reconhecido por sua longa trajetória política em favor das lutas sociais, o atual vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) foi agraciado na noite da segunda-feira (20) com o 20º Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, em cerimônia ocorrida na Assembleia Legislativa paulista. “É uma honra receber esse prêmio, que constitui o reconhecimento de uma batalha desde quando ingressei na Assembleia Legislativa de São Paulo, em 1978, e dali sempre muito relacionado aos movimentos sociais, naquela época junto aos metalúrgicos, aos professores, nos seus movimentos de reivindicação, e também quando havia qualquer notícia relativa a maus-tratos na antiga Febem, sempre presente nas lutas pelos direitos humanos”, afirmou Suplicy.

Indicado pelo deputado estadual Marcos Martins (PT) e tendo seu nome aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, o premiado da noite lembrou que foi Dom Paulo Evaristo Arns o primeiro a receber o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, há 20 anos, um fato que o deixa ainda mais honrado.

Suplicy ponderou sobre o atual momento da garantia e promoção dos direitos humanos no Brasil, dando como exemplo a recente decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) de suspender a condenação dos policiais militares envolvidos no Massacre do Carandiru, em 1992. “Infelizmente, temos tido alguns retrocessos na batalha pelo respeito aos direitos humanos, mas nossa atenção não pode ser diminuída.”

Conhecido por sua dedicação a favor da criação da renda básica de cidadania no Brasil, Suplicy ressaltou sua luta para que todos os brasileiros tenham uma renda mínima, começando pelos mais necessitados. “Essa premiação também tem muito a ver com a aprovação da renda básica de cidadania. O próprio deputado Marcos Martins tem ressaltado que dentre os motivos para que eu receba esse prêmio, está a persistente e longa batalha pela implementação da renda básica de cidadania no Brasil e no mundo”, afirmou.

Do rap à renda básica

Economista, administrador de empresas e professor universitário, o paulistano Eduardo Suplicy nasceu em 21 de junho de 1941.  É formado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde é professor titular, e em economia na Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. A carreira política de Eduardo Suplicy começou em 1977, quando se filiou ao então MDB. No ano seguinte disputou sua primeira eleição para deputado estadual e foi eleito com 78 mil votos, o segundo mais votado. Em 1980, participou da fundação do PT e dois anos depois se elegeu deputado federal, com 83 mil votos.

Suplicy foi candidato a prefeito de São Paulo (1985) e a governador (1986). Em 1988, elegeu-se vereador. Dois anos depois, tornou-se o primeiro senador eleito pelo PT, tendo sido reeleito duas vezes para o cargo, a última em 2006, com mais de 8 milhões de votos.

Em 2014, aceitou convite do ex-prefeito Fernando Haddad para assumir a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, cargo que ocupou até março de 2016. Candidato a vereador em 2016, foi eleito em outubro com 301.446 votos, novamente a maior votação da eleição para o Legislativo paulistano.

O prêmio foi criado para homenagear o metalúrgico Santo Dias da Silva, assassinado pela Polícia Militar com um tiro nas costas, em 1979. O crime aconteceu após ele aceitar pacificamente encerrar um piquete que ocorria em frente a fábrica Sylvania, tornando o operário um símbolo da democracia e da luta sindical contra a ditadura civil-militar (1964-1985).

 

Leia também

Últimas notícias