atividade ilegal

McDonald’s é denunciado por praticar publicidade infantil nas escolas

Ação civil pública da Defensoria de São Paulo diz que 'Show do Ronald McDonald' é ação mercadológica simulada, para divulgar a marca da rede

David Steele/FLICKR CC

Segundo a Defensoria, a marca do McDonald’s era exibida ‘ostensivamente’ durante as apresentações

São Paulo – A Defensoria Pública de São Paulo denunciou a rede de fast food McDonald’s por praticar publicidade infantil em ambiente escolar. A ação civil pública contesta o “Show do Ronald McDonald” e avalia que evento realizado nas instituições de ensino se trata de uma ação mercadológica para divulgar a marca da rede.

A Defensoria analisou fotos publicadas nos sites e redes sociais das próprias escolas em que o evento foi realizado e julgou que as crianças estavam sendo expostas a ações de marketing travestida de ação educacional. Segundo o órgão, a marca da lanchonete era exibida “ostensivamente” durante as apresentações.

“Por certo, verifica-se que a mencionada atividade, com simulado conteúdo instrutivo destinado diretamente ao público infantil praticada pela requerida, também pode se caracterizar como espécie de publicidade abusiva, conforme dispositivo do Código de Defesa do Consumidor”, sustenta a ação. A Defensoria alude ainda, como evidência de que a ação do McDonald’s tem caráter mercadológico, a divulgação do show no site da marca.

A ação assinada em novembro pelos defensores públicos Alvimar Virgílio de Almeida, Rodrigo Serra e Adriana Vinhas Bueno, requer a proibição e a suspensão imediata, por parte da empresa, da prática dentro das escolas e em espaços públicos. Na ação, é pedida também indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 1,8 milhão, o equivalente a 0,5% do capital social declarado da empresa.