são paulo

‘Ruas Abertas é novo modo de interagir com a cidade’, diz Haddad

Críticos da APCA premiaram programa que, aos domingos e feriados, proíbe trânsito em algumas ruas e avenidas para entretenimento da população

Leon Rodrigues/SECOM PMSP

Desde 2015, Avenida Paulista, coração financeiro de São Paulo, é ocupada com manifestações artísticas e esportivas aos domingos e feriados

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) na categoria “urbanidade” pelo programa Ruas Abertas, que, todos os domingos e feriados, limita o trânsito de veículos na Avenida Paulista e abre a via como espaço de lazer para a população. Desde 2015, entre a Praça Oswaldo cruz e a Rua da Consolação, das 10h às 18h, a avenida conhecida como coração financeiro de São Paulo é tomada por centenas de pessoas que ocupam o espaço com manifestações artísticas, culturais e esportivas.

“Fico muito contente com essa notícia porque, de fato, as ruas abertas proporcionaram ao paulistano um novo modo de interagir com a cidade, apreciar arte e cultura, dançar, ouvir boa música, fazer exercícios físicos, descansar e conviver harmoniosamente por aqui. De Parelheiros à Paulista, viva São Paulo!”, disse Haddad em sua conta no Facebook.

Em 26 de junho, por meio de decreto, a prefeitura oficializou o programa Ruas Abertas. Pela determinação, as subprefeituras devem definir, de forma participativa, quais vias públicas que irão participar do programa, assim como os dias e horários. As vias indicadas têm de ser submetidas a estudos de viabilidade pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Além da Avenida, Paulista pelo menos 22 outras ruas já abrem para a população paulistana aos domingos e feriados.

Quando foi lançado, o projeto causou polêmica. A promotoria do Ministério Público de São Paulo chegou a propor que uma faixa da Paulista ficasse liberada para os veículos, mas a proposta não foi aceita pela prefeitura. A proposta, no entanto, foi defendida por diversos grupos da sociedade civil. Desde 2007, a Paulista era aberta para a população apenas três vezes por ano: no réveillon, na corrida de São Silvestre e na Parada Gay.

Mais prêmios

Na última semana, a gestão Haddad já havia ganho o prêmio “Desafio dos Prefeitos 2016”, organizado pelo ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que premia as melhores práticas urbanas no mundo para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, 290 cidades se inscreveram e São Paulo ficou em primeiro lugar com o projeto “Ligue os pontos”, uma plataforma digital que pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura familiar, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores.

A prefeitura recebeu US$ 5 milhões que serão investidos de no projeto de agricultura familiar em Parelheiros. “São Paulo é uma cidade de diversas faces, visíveis na pujança de sua indústria, no seu comércio e na sua cultura. Para mim, é um orgulho muito grande falar desta face pouca conhecida: a de 40 mil pessoas que vivem na zona rural de São Paulo e que ainda esperam o reconhecimento do território rural como parte integrante da cidade”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, no anúncio da seleção. O prêmio foi entregue na Cidade do México, na última quarta-feira (30).

As outras quatro cidades finalistas foram Bogotá, com um projeto de educação no transporte escolar; Santiago, com o programa “Atividade física nas escolas como forma de combater obesidade de estudantes e professor”; Guadalajara, com a apresentação de um banco de dados para processos de licitação pública; e Medellín, que mostrou o “Banco na Quadra”, que permitiria pequenas operações de crédito sem burocracia e que elimina a presença do agiota, normalmente ligado ao tráfico. Cada uma recebeu prêmio no valor de US$ 1 milhão.

Leia também

Últimas notícias