Diversidade

Estudo revela que educação inclusiva promove benefícios em crianças com e sem deficiência

Pesquisa realizada pelo Instituto Alana será lançada neste sábado (3), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Reprodução TV Brasil

Estudo também desmistifica a questão de que estudantes com deficiência poderiam atrapalhar o desempenho dos outros estudantes

São Paulo – O Instituto Alana lança hoje (3), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, pesquisa que aponta os benefícios da educação inclusiva para crianças com e sem deficiência.

O estudo sugere que, na maioria dos casos, ambientes que valorizam a diversidade promovem efeitos benéficos em ambas as pessoas. “O estudo mostra que estudantes com deficiência incluídos melhoram suas habilidades em leitura e matemática, têm maior frequência em sala de aula, menos problemas comportamentais, além de terem mais chance de completar o ensino médio, ter uma vida autônoma e entrar no mercado de trabalho”, disse Estefânia Lima, membro do Grupo de Trabalho de Inclusão do Instituto Alana, em entrevista ontem para a Rádio Brasil Atual.

O estudo também desmistifica a questão de que estudantes com deficiência poderiam atrapalhar o desempenho dos outros estudantes. “Isso não é verdade. Esses estudantes promovem um olhar ampliado do corpo escolar e os alunos que convivem com pessoas com deficiência também se tornam mais tolerantes”, explicou Estefânia.

Ouça a entrevista completa