modelo falido

Personalidades estrelam campanha contra a guerra às drogas

'Por causa da proibição, criamos uma guerra no país', denunciam artistas, jornalistas, intelectuais, ativistas e policiais

reprodução/CESeC

‘Guerra às drogas coloca todos os brasileiros, usuários ou não, em risco’

São Paulo – Atores como Wagner Moura, Leandra Leal e Gregório Duvivier, os jornalistas Ricardo Boechat e Flavia Oliveira, além de intelectuais, ativistas e policiais, lançaram hoje (29) vídeo que denuncia os impactos negativos da atual política de drogas no país. O projeto foi idealizado pelo escritor João Paulo Cuenca e pelo jornalista Bruno Torturra. Com texto em forma de jogral e imagens de arquivo de ações policiais no Rio de Janeiro, o vídeo aponta que além de toda a violência causada, a política de “guerra às drogas” é ineficaz.

A iniciativa é do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Candido Mendes e faz parte da campanha Da Proibição Nasce o Tráfico, lançada em 2015, através do trabalho de vários cartunistas, entre eles Laerte, Angeli e André Dahmer, que tiveram seus cartuns estampados em ônibus.

“Você não precisa usar nem aprovar o uso de drogas para entender que a política de repressão não funcionou”, diz Wagner Moura, na abertura, seguido por Boechat: “Por causa da proibição, criamos uma guerra no país”.

Também participam o coordenador do Coletivo Papo Reto, Raul Santiago, além das ativistas Maria Aparecida Carvalho (Cidinha) e Margarete Brito (mães de pacientes de maconha medicinal) e o antropólogo Luiz Eduardo Soares, entre outros.

Leia também

Últimas notícias