mobilidade urbana

Idec lança aplicativo para avaliar transporte público em SP

MoveCidade avalia quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade

Reprodução

A ideia do aplicativo é aumentar a pressão popular sobre o serviço de transporte público

São Paulo – O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou segunda-feira (7) o aplicativo MoveCidade. O software permite que os usuários dos meios de transporte metropolitano e intermunicipal de São Paulo avaliem quesitos como limpeza, pontualidade, segurança e acessibilidade.

“A ideia é aumentar a pressão popular sobre esse serviço. O Idec vai compilar esses dados, levar aos órgãos gestores da cidade e cobrar melhorias”, afirma o pesquisador em mobilidade urbana do Idec, Rafael Calabria, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Ele também cita pesquisa recente que aponta que 89% dos usuários já tiveram problema com transporte, mas apenas 25% reclamaram.”Há uma acomodação, as pessoas já aceitaram que o serviço é ruim. A maioria das reclamações é sobre o motorista e os atrasos dos ônibus”, diz.

O aplicativo só está disponível para o sistema Android. A primeira cidade a ter o aplicativo é São Paulo, mas, ainda neste ano, o MoveCidade também trabalhará no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Até 2017, outras cidades serão acrescentadas e o software estará à disposição para iOS.

Ouça:

Leia também

Últimas notícias