com truculência

Após reintegração de posse em São Paulo, barracos são demolidos

Terreno na zona leste é propriedade de uma que pretende erguer um condomínio no local

Futura Press/Folhapress

Moradores tentam retirar pertences, como fogão, camas, roupas e documentos, durante ação de reintegração

São Paulo – Tratores e escavadeiras fazem a demolição de cerca de 1.800 barracos, segundo a Polícia Militar, na ocupação da zona leste da capital paulista, que teve a reintegração de posse executada hoje (8). Após a Polícia Militar ter atirado bombas de gás e spray de pimenta contra as famílias, focos de incêndio foram provocados pelos moradores. O local, ocupado há dois anos, é de propriedade da construtora Savoy, que pretende erguer um condomínio no local. Por volta das 12h, a situação foi controlada.

A desocupação começou às 6h, no terreno de 1,98 milhão de metros quadrados, localizado na Rua José de Costa Andrade, número 35. A área é bastante arborizada e tem vegetação nativa, com difícil acesso.

Maria Ferreira de Melo tem três filhos. Ela disse que a casa de aluguel onde a família morava anteriormente tinha pegado fogo por problemas na fiação. “A gente não tinha recurso, dinheiro, comecei a morar aqui. Mas agora sou obrigada a sair. Não tenho para onde ir”, disse. A família estava na ocupação há sete meses.

Maria Aparecida da Silva, 33 anos, chegou com o marido e cinco filhos há 20 dias de Juazeiro do Norte, no Ceará. A família tentava retirar os pertences, como fogão, cama das crianças, roupas, documentos.

“Na hora que a gente foi retirar, tacaram bomba de gás. A gente correu com as crianças, eles estavam chorando, com olho ardendo”, disse ela. “Viemos tentar a vida, mas não deu. Nós vamos seguir em frente. Não pode desistir. Vamos ficar na rua com essas crianças todas”, completa Francisco Alves Bezerra, de 47 anos.

A Secretaria Municipal da Habitação ainda não se pronunciou.

Leia também

Últimas notícias