empoderamento

Mulheres promovem feira de moda afro-latina em São Paulo

No Sesc Interlagos, festival mostra roupas e discute o tema 'Geração e Ancestralidade' com um panorama de criações de ateliês compostos por mulheres negras

Manifesto Crespo/Reprodução

Entre os dias 22 e 23 de outubro, o evento terá um desfile de moda e contará com a participação de seis ateliês

São Paulo – Até dia 23 de outubro o Sesc Interlagos, na zona sul da capital paulista, promove a terceira edição da Mostra de Criadoras em Moda: Mulheres Afro-Latinas. Uma feira que além de moda, discute o tema “Geração e Ancestralidade” com um panorama de criações de ateliês compostos por mulheres negras.

Japhette Ozias, uma das participantes do evento, nasceu em Benim, país da África ocidental, e veio estudar no Brasil. “Comecei a trabalhar com moda africana no Brasil porque quando cheguei me deparei com um estereótipo que não representem África que eu vivi até vir para cá.”

Segundo a designer de turbantes Marcia Fortunato, a feira é mais do que roupas e acessórios, é o empoderamento e o fortalecimento da identidade negra no Brasil. “Nós reverenciamos nossos ancestrais africanos. É uma maneira de dizer que estamos aqui resistindo.”

Entre os dias 22 e 23, o evento terá um desfile de moda e contará com a participação de seis ateliês: Cynthia Mariah, África Plus Size Brasil e Modukpê, no primeiro dia; e de Abayomi, Xongani e Candaces, no encerramento. O show da cantora Luedji Luna fechará a terceira edição do festival.

O Sesc Interlagos está localizado na Avenida Manuel Alves Soares, 1100. Para mais informações acesse a página do evento no Sesc.

Assista a reportagem da TV Brasil no Seu Jornal, da TVT: