prevenção

Pesquisa revela que jovens se previnem menos nas relações sexuais

Segundos os dados, 33,8% dos adolescentes consultados não tinham usado preservativo na última relação sexual

Cecília Bastos/Jornal da USP

Problema não se restringe aos mais pobres, jovens de todas as classes sociais não usam preservativos

São Paulo – Uma pesquisa do IBGE feita com alunos do 9º ano de escolas públicas e privadas mostra que entre 2012 e 2015, houve uma redução no uso de preservativos entre os jovens. Segundos os dados, 33,8% dos adolescentes consultados não tinham usado preservativo na última relação sexual – uma redução de 9 pontos percentuais se comparado à pesquisa de 2012. Além disso, 4% dos entrevistados relataram terem sofrido relação sexual forçada em sua maioria por namorados ou namoradas.

Os números da pesquisa do IBGE assustam, mas quem trabalha diretamente com um jovem e prevenção de HIV afirma que a situação é ainda pior. “Enquanto você não trabalhar a autoestima do brasileiro o jovem, o valor que ele tem dentro da sociedade, eu creio que nós vamos ter um número tanto de infectados, quanto de óbitos muito grandes”, afirma Vagner Almeida, coordenador do Projeto Diversidade Sexual e Saúde, em entrevista à repórter Viviane Nascimento da TVT.

Segundo Almeida, o problema é grave e não se restringe aos mais pobres. “Não são só os jovens de classes pobres que estão se infectando, são de todas as classes sociais, porque acontece desde uma rave a um baile funk.”

Assista:

Leia também

Últimas notícias