roda de conversa

Mulheres negras debatem nesta terça resistência contra o racismo

Atividade será realizada em parceria das CUTs SP e ABC, a partir das 17h30, no Sindicato dos Bancários do ABC

assembleia legislativa de sp

Rosana: ‘Momento para referenciar algumas mulheres de luta e lembrar que somos todas mulheres do quilombo’

São Paulo – A Secretaria de Combate ao Racismo da CUT/SP faz hoje (19), às 17h30, roda de conversa sobre o Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, celebrados no próximo dia 25. Em parceria com a CUT ABC, a atividade será realizada no Centro de Formação do Sindicato dos Bancários do ABC.

Na pauta, o papel da mulher negra na luta contra a opressão, a questão de gênero e o racismo na sociedade, sobretudo no mundo do trabalho. “Vamos refletir com as mulheres negras que atuam nos sindicatos o quanto elas lutam para estarem nos espaços de poder e sobre como é preciso fortalecer a luta para garantir que outras alcancem esses espaços, sejam institucionais ou no mercado de trabalho”, disse a secretária de Combate ao Racismo da central, Rosana Aparecida da Silva.

“Será também um momento para referenciar algumas mulheres de luta e lembrar que somos todas mulheres do quilombo, que representamos essa história e que, por isso, é importante resistir”, afirmou Rosana.

Tereza de Benguela foi uma importante líder quilombola no século 18. Após a morte de seu companheiro, José Piolho, por soldados, ela passou a liderar o Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso. Ficou conhecida como Rainha Tereza e organizou uma estrutura política, administrativa e econômica para a comunidade, que cultivava algodão e tinha plantações de milho, feijão, mandioca, entre outros.

O Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, na República Dominicana, como forma de fortalecer o debate sobre a opressão de gênero e étnico-racial vivida pelas mulheres negras dessa região.

Serviço

Evento: Roda de Conversa – Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha
Data: 19 de julho
Horário: 17h30
Local: Centro de Formação do Sindicato dos Bancários do ABC – Rua Xavier de Toledo n° 268, no centro de Santo André

Com informações da CUT-SP

Leia também

Últimas notícias