guarani-kaiowá

Em novo ataque, indígenas são baleados em Mato Grosso do Sul

Com camionetes e trator, homens armadas a mando de fazendeiros atacaram comunidade do Guapoí, no município de Caarapó, no sul do MS

reprodução/TVT

Indígenas são feridos em disputa de terra com fazendeiros no MS

São Paulo – Em mais um ato de violência contra indígenas, em Mato Grosso do Sul, três guarani-kaiowá da comunidade Guapoí foram baleados por fazendeiros na região de Dourados, na noite de segunda-feira (11).

Segundo relatos da Funai e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), homens armados chegaram em quatro caminhonetes e um trator e atacaram violentamente os indígenas acampados no município de Caarapó. Um adulto de 32 anos e dois adolescentes de 15 e 17 anos foram feridos a bala. De acordo com os indígenas, quatro dos homens que participaram do ataque são proprietários e funcionários de fazendas da região.

Este não é o primeiro ataque contra a comunidade Guapoí. Em 19 de junho, os indígenas foram atacados a tiros por homens em caminhonetes, mas ninguém ficou ferido. A Força Nacional de Segurança está na região de Caarapó, desde o dia 16 de junho quando o agente de saúde Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos, foi assassinado e outro cinco indígenas ficaram gravemente feridos, após ataque coordenado por fazendeiros.

O Ministério Público Federal denunciou 12 pessoas por formação de milícia armada para cometer crimes contra o povo guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul.