'coroamento'

Prefeitura de São Paulo lança Plano de Segurança Alimentar

Medida tem por objetivo combater a fome e a exclusão social por meio de programas de estimulo à agroecologia e produção solidária de alimentos

Domínio público/CC0/Pixabay

Plano municipal é composto por diversos programas voltados ao meio ambiente e à renda familiar

São Paulo – A prefeitura de São Paulo lança hoje (29) o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O plano visa ao combate à fome e à exclusão social por meio de programas de estimulo à agroecologia e produção solidária de alimentos, além do fortalecimento da agricultura familiar.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, o secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, afirma que o plano é um “coroamento” de um trabalho coletivo com a participação social. “Quando o prefeito Fernando Haddad assumiu a prefeitura, ele se comprometeu a construir uma política municipal de segurança alimentar e nutricional. Em 2013, ele reestruturou o Comissão Municipal de Segurança Alimentar e Nutriciona (Comusan) para ter mais atuação na cidade. Além disso, o prefeito trouxe a supervisão do abastecimento para a nossa secretaria e, recentemente, transformou na Coordenadoria de Segurança Alimentar.” Segundo ele, a implementação começa ainda neste ano.

O secretário afirma que o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional é composto por diversos programas voltados ao meio ambiente e à renda familiar. “O plano tem a preocupação de olhar a diversidade da cidade, através de um diagnóstico passado pelas subprefeituras. Assim, detectamos onde estão as populações mais vulneráveis e que precisam ter acesso à alimentação saudável. A partir disso, criamos um processo de ações, como exemplo, o fortalecimento do cinturão verde da cidade. Ao trazer o fortalecimento dessa cultura, o plano enxerga toda a cadeia da alimentação e cria uma logística para colocar os produtos à venda em diferentes pontos”, conta.

Ouça:

Leia também

Últimas notícias