São Paulo

Prefeitura anuncia medidas emergenciais para a população de rua

Recentes casos de mortes de moradores de rua mobilizaram a gestão de Fernando Haddad, que falou em operação envolvendo diversas secretarias

ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Prefeitura informou que a Operação Baixas Temperaturas acolheu 319 mil pessoas desde 16 de maio nos abrigos municipais

São Paulo – Alvo de críticas em relação à política para os moradores de rua, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou hoje (16) que sua gestão está trabalhando em ações emergenciais em relação ao cuidado com a população de rua frente ao frio intenso na cidade desde a semana passada. Além de informar que as secretarias de Saúde, Direitos Humanos e de Assistência e Desenvolvimento Social estão trabalhando em conjunto na Operação Baixas Temperaturas, ele anunciou ampliação de programas de acolhimento, durante entrevista coletiva na sede da administração municipal.

Frente a denúncias envolvendo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a prefeitura anunciou também que deve publicar no Diário Oficial um decreto com diretrizes da gestão. A medida pretende normatizar ações de servidores públicos, entre os quais os guardas municipais. O decreto foi elaborado em conjunto com a sociedade civil, por meio do Comitê Pop Rua, que conta com integrantes do setor público.

Na semana que vem, devem ser instaladas quatro tendas temporárias, com capacidade para abrigar 250 pessoas cada. Os bairros escolhidos são Glicério, Mooca, Anhangabaú e Sé, todos na região central. A ação deve ser suspensa com o fim do período de baixas temperaturas.

A prefeitura informou que a Operação Baixas Temperaturas acolheu 319 mil pessoas desde 16 de maio nos abrigos municipais. “Segundo dados do Instituto Médico Legal (IML), até o momento, nenhuma das 113 mortes registradas nas ruas nos últimos quatro meses foram provocadas por hipotermia”, diz o Executivo municipal, por meio da Secretaria Executiva de Comunicação. “Entre as causas dos óbitos registrados nas últimas semanas estão pneumonia, problemas cardíacos e pancreatite.”

Outro anúncio realizado pelo prefeito foi a ampliação do programa De Braços Abertos. Hoje, com 500 vagas para reabilitação de pessoas em situação de rua, a medida deve ser duplicada. O programa é dirigido a usuários de drogas da região da cracolândia. Segundo a prefeitura, parte do resgate social dos usuários de crack por meio de trabalho remunerado, alimentação e moradia digna, com orientação de intervenção não violenta.

Leia também

Últimas notícias