mapeamento

Novo atlas do IBGE atualiza informações sobre o Brasil em formato digital

Com 780 mapas e um estudo específico sobre a população indígena, o IBGE publicou na internet uma série de estatísticas sobre o país, consolidadas no censo de 2010

Atlas Nacional/IBGE/Divulgação

Informações estão divididas em quatro eixos: O Brasil no Mundo, Território e Meio Ambiente, Sociedade e Economia e Redes Geográficas

São Paulo – O IBGE lançou hoje (28) o Atlas Nacional Digital do Brasil 2016. Informações demográficas, econômicas e sociais, além de mapas interativos, agora estão disponíveis online. Os dados foram compilados do Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado após o censo de 2010, com acréscimos inéditos. Um dos destaques é o caderno temático que contém o mapeamento da população indígena brasileira.

Os dados incluem comparações na geografia brasileira dos últimos dez anos. Sempre em perspectiva comparada, estatísticas remontam ao panorama nacional desde 1940. O Atlas procura demonstrar as mais dramáticas transformações do país ao longo destes anos, reunindo informações como alterações climáticas, estudos sobre florestas, densidade demográfica, capacitação tecnológica, fontes de energia, redes de comunicação, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre outros.

As informações estão divididas em quatro eixos centrais, acrescido do caderno temático: O Brasil no Mundo, Território e Meio Ambiente, Sociedade e Economia e Redes Geográficas. Também é possível, por meio de um ambiente interativo, filtrar o conteúdo de acordo com a pesquisa do leitor. O download de toda a informação está disponível, bem como cada um dos 780 mapas do Atlas.

O mapeamento diferenciado da população indígena brasileira, de acordo com nota do IBGE, teve como finalidade “dar maior visibilidade a esse segmento populacional” através de “análises de características sociodemográficas dentro e fora das Terras Indígenas”.

Por meio do censo foi possível verificar que 517,4 mil indígenas vivem nas terras demarcadas, oficialmente reconhecidas pelo Estado. Isso representa 57,7% do total da população. Roraima é o destaque positivo, com 83,2% dos povos tradicionais em espaços demarcados. O Rio de Janeiro aparece na lanterna, com apenas 2,8%.

Os padrões de distribuição de povos indígenas pelo território brasileiro também estão presentes no Atlas. De todas a população, 75% dos indivíduos souberam declarar o nome de sua etnia, e mais de 30% deles ainda sabiam falar o idioma tradicional de seu povo. Foram identificadas 247 línguas nativas em todo o país.

A apresentação digitalizada dos dados reflete a intenção da criação de novas ferramentas de democratização da informação sobre o povo brasileiro. Em abril, o IBGE divulgou uma ferramenta que contém dados sobre os nomes dos habitantes do país.

Link para acessar o Atlas Nacional Digital do Brasil 2016.

Link para acessar o Nomes do Brasil, com informações do censo 2010.