Interesse nacional

Ato no Rio, com Lula, lança campanha de defesa das empresas públicas

Evento hoje (6) contará com o ex-presidente, ao lado de intelectuais, sindicalistas e políticos, nos Arcos da Lapa, como objetivo de alertar sobre o papel das empresas e do Estado no desenvolvimento nacional

Ricardo Stuckert/ Instituto Lula

Participação do ex-presidente Lula será depois dos debates, no ato político-cultural, às 19h, na Fundição Progresso

São Paulo – O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas realiza hoje (6), no Rio de Janeiro, o lançamento da campanha “Se é público é para todos”, que contará com a participação de intelectuais, sindicalistas e políticos, entre eles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo do evento é envolver os brasileiros no debate sobre a importância das empresas para o crescimento e o desenvolvimento nacional, com distribuição de renda.

Durante a tarde, o evento terá um debate com a participação da filósofa Marcia Tiburi, o cientista político Emir Sader, o membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) João Pedro Stédile, o geólogo e ex-diretor da Petrobras Guilherme Estrella, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Entre os pontos discutidos no encontro, estão os projetos de lei que trazem ameaças às estatais e ao setor público de forma geral. Entre eles, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 555, que transformaria as estatais em sociedades anônimas e traria a proibição de que representantes sindicais e políticos participassem de seus conselhos. O projeto, que agora segue na Câmara dos Deputados como Projeto de Lei (PL) 4.918, abre portas à privatização das empresas públicas.

A participação do ex-presidente Lula será depois dos debates, no ato político-cultural, às 19h, na Fundição Progresso, na Lapa, região central do Rio.

Serviço

Lançamento da campanha “Se é público é para todos”
6 de junho (segunda-feira) das 14h30 às 21h
Ato político-cultural: 19h30
Fundição Progresso | R. dos Arcos, 24 – Lapa, Rio de Janeiro
Classificação: livre | Entrada franca – sujeito a lotação do espaço

Programação:

14h30 – Abertura do evento
Com Jair Pedro Ferreira e Coordenação Executiva do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas
15h – Debate “O que é público para você?”
Com Jandira Feghali, Guilherme Estrella, João Pedro Stédile, Roberto von der Osten (presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Contraf), Carina Vitral (presidenta da União Nacional dos Estudantes, UNE) e mediação de João Antônio de Moraes (diretor da Federação Única dos Petroleiros, FUP)
17h – Debate “O que é público para você?”
Com Marcia Tiburi, Ricardo Lodi, Emir Sader, Lindbergh Farias , Guilherme Boulos (líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, MTST) e mediação de Maria Rita Serrano
19h – Ato político-cultural com a participação do ex-presidente Lula
Com a presença de lideranças dos movimentos sociais e centrais sindicais
21h – Encerramento com show do grupo de samba Casuarina.

Leia também

Últimas notícias