itapecerica da serra

Autor do disparo que atingiu sem-teto é soldado da PM; vítima passa por cirurgia

Secretaria informou que o procedimento está em andamento e vai divulgar nota mais tarde. Militante foi atingida na barriga

São Paulo – O homem que na manhã de hoje (4) disparou uma arma de fogo contra a marcha do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em Itapecerica da Serra, região metropolitana de São Paulo, atingindo na barriga a militante Edilma Aparecida Vieira dos Santos, de 36 anos, foi detido pela Polícia Militar na zona oeste de São Paulo. Trata-se de um policial que ainda não teve a identidade revelada e será conduzido ao presídio militar Romão Gomes.

A informação foi dada pela coordenadora do MTST Natalia Szermeta. “Parece ter sido uma ação isolada, porque até agora não tivemos nenhum problema com forças policiais na Ocupação João Goulart. Também não havíamos recebido nenhum tipo de ameaça”, contou Natalia. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) paulista informou que ainda não tem todos os dados da operação que deteve o atirador, mas não negou o relatado pela militante.

Segundo Natalia, Edilma está passando por cirurgia e não há informações sobre seu estado de saúde. “Ela estava consciente e parecia bem, na medida do possível, quando foi encaminhada ao procedimento, mas não sabemos quanto tempo vai durar a cirurgia”, disse. O atendimento está sendo realizado no Hospital Municipal de Itapecerica.

Segundo a coordenação do movimento, Edilma participava de uma marcha com cerca de 500 pessoas rumo à prefeitura para apresentar as reivindicações do movimento sobre terreno de um milhão de metros quadrados que já foi ocupado pelos sem teto em 2007, mas que segundo o movimento segue sem cumprir sua função social. Um veículo Corsa, preto, placa EQZ-8730, se aproximou da marcha e o motorista disparou contra os manifestantes, atingindo a militante.