Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2016 / 05 / Parceria entre EBC e Rádio Brasil Atual em SP tem estreia nesta quarta

novidade no ar

Parceria entre EBC e Rádio Brasil Atual em SP tem estreia nesta quarta

A cargo do jornalista Sidney Rezende, programa "Nacional Brasil", que propõe respeitar a diversidade de ideias e opiniões, com jornalismo "plural, isento e sério", vai ao ar por meio dos canais da RBA
por Redação RBA publicado 03/05/2016 15h46, última modificação 03/05/2016 15h54
A cargo do jornalista Sidney Rezende, programa "Nacional Brasil", que propõe respeitar a diversidade de ideias e opiniões, com jornalismo "plural, isento e sério", vai ao ar por meio dos canais da RBA
arquivo/EBC
Sidney Rezende

De segunda a sexta, das 7h às 10h, Sidney Rezende comanda o 'Nacional Brasil', nos estúdios da Rádio Nacional

São Paulo – Estreia nesta quarta-feira (4) o radiojornal Nacional Brasil, primeiro programa transmitido em São Paulo por meio de parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Rádio Brasil Atual. O programa, sob comando do jornalista Sidney Rezende, ex-CBN e ex-GloboNews, vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, em todas as regiões alcançadas pela Rádio Nacional (da EBC) e por parcerias regionais. Na São Paulo, a transmissão será pela FM 98,9 da RBA, que irá reposicionar o Jornal Brasil Atual e expandir sua grade de programação ao longo do dia.

O lançamento integra ainda as comemorações pelos 80 anos da Rádio Nacional, e abre para a emissora pública tradicional, com sede no Rio de Janeiro, um cobiçado espaço, em horário nobre do radiojornalismo, em São Paulo.

Sidney Rezende comanda o noticioso direto dos estúdios no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a coprodução e a retransmissão do programa serão exclusividades da Rádio Brasil Atual. Além da FM 98,9 na grande São Paulo, os canais mantidos pela  Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho alcançam o litoral paulista pela FM 93,3 e e o noroeste paulista pela FM 102,7. A fundação é fruto de uma parceria entre os sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e Bancário de São Paulo.

"A minha felicidade em integrar a equipe da Rádio Nacional no ano em que a emissora completa 80 anos é imensa. Tradição, relevância na história da Comunicação do nosso país e prestação de serviço ao ouvinte brasileiro são algumas das qualidades que me fizeram dizer "sim" e apresentar o novíssimo Nacional Brasil, jornalístico plural, isento e sério", afirma Sidney Rezende.

Paulo Salvador, coordenador da Rádio Brasil Atual, considera que a parceria vai fortalecer a democratização da comunicação e trará ainda mais qualidade ao jornalismo da rede. "O Brasil e os cidadãos ganham ao produzirmos mais notícias. Será um ganho à democratização da comunicação e, portanto, à cultura, ao conhecimento e à cidadania. Vai fazer com que a gente possa viver melhor."

Com a proposta de respeito à diversidade de pensamentos e opiniões, o Nacional Brasil marca o retorno de Rezende ao rádio, veículo que projetou sua carreira pelo país. "O desafio de sempre é unir os ouvintes em torno de um cardápio de informação isenta, plural, bem apurada e construtiva adequada ao momento que vive a jovem democracia brasileira", diz.

Além de Rio de Janeiro e São Paulo, o Nacional Brasil também será retransmitido para praças no Distrito Federal e na região amazônica. "Teremos comentaristas consagrados e um grupo de repórteres espalhados pelo país. Vamos ter ainda correspondentes no exterior e um boletim da Rádio França Internacional", antecipa o jornalista.

Segundo o diretor-geral da EBC, Pedro Henrique Varoni de Carvalho, a chegada de Sidney Rezende nos 80 anos da Rádio Nacional reforçar o compromisso da empresa pública com o jornalismo plural. "Sidney, com sua trajetória e credibilidade, se soma à equipe de radiojornalismo das emissoras da EBC para ser o mediador de novas vozes no debate, dentro dos compromissos de isenção e autonomia da comunicação pública."