gestão haddad

Ação da prefeitura de São Paulo combate indústria de cesáreas

Projeto coordenado pela primeira-dama, Ana Estela Haddad, busca articular políticas públicas em áreas dedicadas ao desenvolvimento da criança na primeira infância

Leon Rodrigues/Secom

Ana Estela: “Quando estamos dentro da gestão temos de fragmentar áreas para podermos nos aprofundar”

São Paulo – A coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, a primeira-dama Ana Estela Haddad divulgou na quarta-feira (23) balanço das atividades do projeto destinado a estimular o desenvolvimento integral da primeira infância na capital. O conjunto de políticas públicas desenvolvidas conta com ajuda integrada de 14 pastas. Durante evento de apresentação dos resultados, estavam presentes secretários municipais e o prefeito, Fernando Haddad (PT).

O projeto foi desenvolvido em 2013, com objetivo de articular, coordenar, divulgar e ampliar ações municipais ligadas à promoção do desenvolvimento infantil, levando em consideração diferentes universos das crianças, como relacionamentos e vínculos com escola, família e sociedade. “Quando estamos dentro da gestão temos de fragmentar e dividir áreas e setores para podermos nos aprofundar e construir ações, mas tem um processo que a gente tem de integrar”, disse Ana Estela sobre a abrangência do projeto.

Na área da saúde, entre os resultados apresentados, está presente a inserção e o fortalecimento do parto humanizado na capital. Também figuram na lista de políticas implantadas com sucesso o Programa de Visitas Domiciliares voltadas à primeira infância e a criação da carreira de obstetriz, visando a combater a indústria das cesáreas. “Se você garantir que a primeira infância esteja bem amparada, o impacto sobre a formação do comportamento será muito grande”, afirmou o prefeito.

Em conjunto com a secretaria de Educação, o projeto ajudou a melhorar a qualidade das merendas na rede pública municipal. O programa Na Mesma Mesa busca a utilização de produtos orgânicos inseridos em um contexto de educação alimentar, com redução de sódio, gordura e açúcar. Integrando as pastas de Educação e Assistência Social, o São Paulo Carinhosa idealizou uma portaria que prioriza matrícula de crianças na primeira infância, ou em situação de vulnerabilidade social, ou de abrigo.

Outro aspecto citado no balanço foi a capacidade de gestão de crise do São Paulo Carinhosa. Com as ondas de refugiados, intensificadas nos últimos anos na capital, o programa auxiliou na integração de mais de mil famílias nestas condições, articulando ações no campo da saúde, assistência social e educação.

Com informações da Secom

Leia também

Últimas notícias