cinturão verde

Programa da prefeitura incentiva agricultura familiar em São Paulo

Agriculturas Paulistanas vai fornecer tecnologia e equipamentos para pequenos produtores e estimular a plantação de alimentos orgânicos

reprodução/TVT

Capital paulista conserva ainda um terço do seu território como área rural, em especial no extremo sul da cidade

São Paulo – Para estimular a agricultura familiar e o plantio de produtos orgânicos na cidade, a prefeitura de São Paulo lançou ontem (2) o programa Agriculturas Paulistanas, que vai ficar sediado na subprefeitura de Parelheiros, extremo sul da capital.

A maior metrópole do país, apesar da intensa urbanização, ainda conserva um terço de seu território como área rural, em especial nos bairros de Parelheiros e Grajaú, na zona sul, onde existem mais de 400 produtores que se dedicam principalmente ao cultivo de hortaliças, em grande parte orgânicas.

Ao Seu Jornal, da TVT, o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique da Silva Santos, detalhou as ações e destacou a importância do programa: “Desde a compostagem de resíduos para serem utilizados como adubo orgânico, as ações envolvem também assistência técnica e equipamentos, para que os agricultores possam usar e fazer essa transição, que vai fortalecer a agricultura, o cinturão verde, impedir o avanço da especulação imobiliária e, principalmente, para a gente poder ter mais alimentos saudáveis na mesa da população de São Paulo”.

Os equipamentos, como tratores, perfuradores de solo e roçadeiras hidráulicas, serão emprestados, sem nenhum custo, para os agricultores. O produtor José Geraldo Mineiro conta que, sem máquinas, chega a pagar R$ 100,00 por hora no aluguel de tratores.

O programa também vai atender os produtores que necessitam regularizar os documentos de seus terrenos, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “Sem esse serviço, de atualização de documentos, eles não vão conseguir acessar alguns programa, por exemplo, crédito em banco. O Incra vai oferecer esse serviço”, afirma o superintendente do órgão, Wellington Monteiro.

“Aqui, na região, se tiver 20% que estão com a área regularizada, é muito”, conta a produtora Lia Góes de Moura que, empolgada com as novas medidas, prevê o aumento da produção: “Vai produzir muito mais. Se, antes, produzia em um, ou dois canteiros, agora vai ter condição de produzir em 10, 20 canteiros.”


Leia também

Últimas notícias