março é delas

Prefeitura de SP tem programação especial para o mês da mulher

Atendimento em saúde, palestras, debates e shows são algumas das ações programadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Elas ainda poderão participar na construção de políticas públicas de gênero

arquivo/EBC

Com shows, sarau, debate, cinema, saúde e participação, prefeitura de SP promove o mês das mulheres

São Paulo – Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, hoje (8), a prefeitura de São Paulo organizou programação com shows, exposições, debates e atendimento e atendimento especial de saúde. Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, o objetivo é “atuar no enfrentamento à violência, na consolidação de espaços de participação com a perspectiva de gênero, no debate das novas vozes do feminismo e na maior presença das mulheres nos espaços públicos, em todos os âmbitos, com mais políticas para as mulheres”.

Nesta terça-feira, as mulheres poderão participar de palestras educativas sobre doenças femininas, educação sexual, e violência contra a mulher, e também poderão fazer marcação de exames como mamografia e Papanicolau, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Programação completa aqui.

Na sexta-feira (11), a prefeitura inaugura o Centro de Referência da Mulher Onóris Ferreira Dias, em São Miguel Paulista, na zona leste. Batizado com o nome de uma das pioneiras na luta contra a violência às mulheres na região, o espaço terá atendimento psicológico e jurídico a vítimas em situação de violência.

Cultura

Amanhã, temas como a opressão de gênero e as perspectivas para o movimento feminista e políticas públicas para as mulheres no Brasil serão discutidos no debate “Novas Vozes do Feminismo”, com a participação de Jessica Tauane, do Canal das Bee, que discute machismo e homofobia no Youtube; Stephanie Ribeiro, do portal Afronta, representando o feminismo negro, e Regiany Silva, do coletivo Nós, Mulheres da Periferia. O debate será realizado na Biblioteca Mário de Andrade, às 19h.

Na sexta-feira, também na Mário de Andrade, é a vez do sarau Escritas e Poéticas de Mulheres Negras, das escritoras Cláudia Canto e Bianca Santana, integrantes da revista Fala Guerreira e dos coletivos Herdeiras de Aqualtune e Louva Deusas, além da discotecagem da DJ Evelyn Cristina.

No sábado (12), as cantoras Karina Buhr, Gaby Amarantos e Ellen Oléria apresentam-se no Vale do Anhangabaú. a partir das 17h.

O Cine Direitos Humanos também apresenta ciclo especial, com filmes brasileiros, que abordam temas do universo feminino. São exibidos “Antônia” (2006) e “Hoje”(2011), de Tata Amaral, “Cassandra Rios: A Safo de Perdizes” (2013), de Hanna Korich, e o inédito “Tão Longe é Aqui” (2013), de Eliza Capai. Programação completa aqui.

Participação

Na próxima segunda-feira (14), tomam posse 750 representantes dos Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres, que irão debater e avaliar as ações e políticas públicas da prefeitura sobre a discussão de gênero.

Na mesma ocasião, será lançada a eleição para o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres da prefeitura de São Paulo que, juntamente com representantes do Executivo municipal, definirão as diretrizes futuras para a área.


Leia também

Últimas notícias