gestão haddad

Cidade de São Paulo melhora 51 posições no ranking mundial de congestionamentos

A Cidade do México é a metrópole mais congestionada do mundo, seguida por Bangcoc, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada

Secom/prefeitura SP

‘A perda de posições retrata uma espetacular melhoria na fluência do trânsito paulistano’, defende a prefeitura

São Paulo – A capital paulista melhorou 51 posições no TomTom Trafic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, que apura as condições do trânsito e a dificuldade de locomoção das pessoas em 295 cidades com mais de 800 mil habitantes, em 38 países. Em 2013, São Paulo estava em 7º lugar entre as mais congestionadas do mundo. Em 2015, foi para a 58ª posição. Entre as principais mudanças no trânsito da capital paulista está a redução da velocidade para 50 km/h na maior parte do município. O dado foi divulgado segunda-feira (21).

Segundo a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), a perda de posições retrata uma “espetacular melhoria na fluência do trânsito paulistano”. A prefeitura destacou a realização de obras viárias, a ampliação dos corredores exclusivos para ônibus, o aumento da fiscalização, as mudanças de mão em vias estratégicas e, especialmente, a redução nos limites de velocidade de trânsito. Além da melhora no volume de congestionamentos, a capital paulista também está tendo bons resultados na redução nos acidentes de trânsito e queda no índice de mortalidade.

Baseado no Índice de Nível de Congestionamento, o TomTom considera o tempo gasto no trajeto realizado por um automóvel em um trajeto determinado, tanto em horários de pico (início da manhã e final da tarde) e em situações de pistas livres, entre 22h e 5h. A diferença em horas para realizar cada percurso define a classificação de cada cidade, que é expressa no percentual de tempo gasto a mais para cumprir o trajeto.

No caso de São Paulo, são necessários em média 40% mais tempo, no pico da manhã, e 50%, no pico da tarde, para completar um percurso. Ou seja, se a pessoa levaria uma hora, vai precisar de, pelo menos, mais 30 minutos.

A Cidade do México é a metrópole mais congestionada do mundo, seguida por Bangcoc, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada. Além do Rio, aparecem na lista Salvador (7º), Recife (8º) e Fortaleza (41º).

As dez cidades mais bem colocadas são todas dos Estados Unidos e apresentam aumento de tempo necessário para cumprir uma viagem, em caso de congestionamento, de, no máximo, 29% a mais do que com trânsito livre.

O TomTom foi fundado em 1991 com o objetivo de apurar condições de tráfego nas grandes cidades do mundo e apoiar a construção de soluções para os problemas de mobilidade urbana.