debate

São Paulo realiza neste sábado plenária para o Fórum Social Mundial de Migrações

Encontro debaterá atual crise migratória e maneiras mais efetivas de garantir direitos dos migrantes; debate será aberto a todos os interessados

UNRWA

Objetivo do fórum é que o evento fortaleça as políticas públicas migratórias no Brasil e influencie os países vizinhos

São Paulo – Movimentos sociais e a prefeitura de São Paulo realizarão amanhã (20) a plenária de organização do 7º Fórum Social Mundial de Migrações, que discutirá alternativas para a atual crise migratória e maneiras mais efetivas de garantir direitos dos migrantes. Em pauta, propostas e estratégias para a construção do fórum, que ocorrerá em São Paulo, entre 7 e 10 de julho, e terá como tema central “Migrantes: Construindo Alternativas Frente à Desordem e à Crise Global do Capital”.

“Condenamos de maneira enérgica a crítica e injusta situação pela qual atravessam milhões de migrantes que são forçados a se deslocar de seus locais de origem para escapar de guerras e crises econômicas, a incerteza de não terem um futuro para si próprios e suas famílias”, destacam os organizadores do evento em nota.

Para a equipe da secretaria técnica do fórum, o principal objetivo do evento é fortalecer as políticas públicas migratórias no Brasil e influenciar os países vizinhos.

O Fórum Social Mundial das Migrações é um desdobramento do Fórum Social Mundial (FSM). O evento temático ocorreu pela primeira vez em 2005, em Porto Alegre. Na sequência, foi organizado em Madrid, na Espanha; em Quito, no Equador; Manila, nas Filipinas, e Johanesburgo, Na África do Sul.

A escolha de São Paulo como cidade-sede foi anunciada em setembro do ano passado, durante uma reunião do Comitê Internacional do Fórum Social Mundial de Migrações, que ocorreu na cidade e reuniu representantes de 22 países.

“O fórum significa um reconhecimento à luta de muitos anos das forças sociais na cidade, sobretudo dos imigrantes que vão assumindo cada vez mais protagonismo. Acredito que os migrantes serão os principais atores deste processo”, disse o coordenador de políticas para imigrantes da prefeitura de São Paulo e integrante do comitê organizador do fórum, Paulo Illes, na época do anúncio ao blog MigraMundo.

O debate será realizado às 19h, na Universidade Zumbi dos Palmares, localizada na Avenida Santos Dumont, 843, na região central da capital. O evento será aberto a todos os interessados – basta se inscrever pelo e-mail [email protected] ou no formulário: https://goo.gl/BKllg1. Quem não puder participar, pode acompanhar pela TV Perseu Abramo, que fará a transmissão.

Leia também

Últimas notícias