Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2016 / 02 / Para combater 'gordofobia', mulheres 'ocupam' praia em Santos

LIBERDADE

Para combater 'gordofobia', mulheres 'ocupam' praia em Santos

por Redação RBA publicado 10/02/2016 14h20, última modificação 10/02/2016 18h00
Reprodução/TVT
ocupacao ggg.jpg

Sessão de fotos durante ocupação na praia: melhorando a autoestima das mulheres presentes

São Paulo – O projeto "Ocupação GGG" foi criado por mulheres para combater a gordofobia. Em entrevista à TVT, a rapper e integrante do movimento Preta Rara conta que o movimento fez uma 'ocupação' em 24 de janeiro, na praia do Gonzaga, em Santos, no litoral paulista. As mulheres participaram de uma sessão de fotos, na qual puderam sentir-se livres com seus corpos, o que não costuma ocorrer com elas.

“O encontro aconteceu quando eu e outras duas idealizadoras do projeto percebermos que tínhamos vergonha de ir à praia, e somos de cidades praianas. E através de conversas com outras mulheres acima do peso, vimos que também tinham vergonha de ir à praia”, conta.

Preta Rara diz que o encontro também serviu para aumentar a autoestima das mulheres. “Tínhamos a ideia de realizar uma roda de debate, e queríamos tirar fotos delas, porque muitas nunca tinham se visto de biquíni, e as fotos mostravam como elas eram bonitas.”

A rapper conta que ouviu relatos “bem tensos”. “Havia meninas de 16 anos até senhoras de 60 anos, e escutamos casos de pessoas que foram parar na UTI, pelo fato de tomar um remédio que não era pro peso dela. Meninas que se auto-mutilavam, por causa da pressão de ser magra a qualquer custo.”

Preta diz que a falta de representação de mulheres gordas na mídia é um dos principais problemas. “As meninas não se sentem representadas. Antes o padrão era 38, agora é 36, então as meninas fazem de tudo para chegar ao corpo perfeito. Porém, meu corpo já é perfeito.”

O próximo encontro está planejado para março, no Centro da Juventude, próximo à Estação Carandiru, na zona norte da capital paulista.

Assista:

registrado em: ,