Contra 'negociatas'

Indígenas fazem ato em Brasília por demarcação de reservas

Ato também foi contrário à PEC 215, que retira a atribuição da demarcação de terras do Executivo, e dá o poder ao Legislativo

Reprodução/TVT

Cacique Aruã: “Nós sabemos que as terras são nossas, e nós apenas queremos um pedaço de terra para sobreviver”

São Paulo – Representantes das tribos Tupinambá e Pataxó protestaram em Brasília ontem (24), pela retomada da demarcação de reservas, que estão paralisadas no Executivo e Judiciário. O ato também foi contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que retira a atribuição da demarcação de terras do Executivo e passa ao poder ao Legislativo, que tem nos ruralistas uma de suas mais numerosas e poderosas bancadas.

Em entrevista ao repórter Uélson Kalinovski, da TVT, o líder indígena Cacique Aruã afirma que os direitos indígenas são barrados pelos ruralistas. “Terras indígenas estão servindo de negociatas de políticos. Quando vai fazer o levantamento para fazer a demarcação das terras, a bancada ruralista sempre barra. Nós sabemos que as terras são nossas, e nós apenas queremos um pedaço de terra para sobreviver.”

Cerca de 50 lideranças participaram do ato e afirmaram que irão permanecer ao longo do ano em Brasília, até serem atendidos.

Assista: