Cidade

Programa Rua Aberta faz programação especial para aniversário de São Paulo

André Tambucci/ Fotos Públicas Avenida Paulista, domingo, pedestres e ciclistas. Ruas da cidade reservadas para o lazer, fechadas para carros São Paulo – O feriado do aniversário da cidade de […]

André Tambucci/ Fotos Públicas

Avenida Paulista, domingo, pedestres e ciclistas. Ruas da cidade reservadas para o lazer, fechadas para carros

São Paulo – O feriado do aniversário da cidade de São Paulo, comemorado hoje (25), terá a abertura de quatro novas vias para pedestres e ciclistas. As vias que participam do programa Rua Aberta, no total 25, têm programação especial para lembrar os 462 anos da cidade, com atividades de esporte, cultura e lazer, das 10h às 16h. Já a Avenida Paulista fica aberta das 10h às 18h, com a ciclofaixa de lazer ativada normalmente.

As novas vias que integram o programa a partir de hoje são a Rua Salvador Gianetti, em Guaianases; a Avenida Luiz Dumont Villares, em Santana; a Avenida José da Natividade Saldanha, na Freguesia do Ó, e a Avenida dos Metalúrgicos, em Cidade Tiradentes.

Cerca de 30 atividades infantis foram programadas para esses locais. Algumas delas são as brincadeiras do grupo A Rua é de Brincar, das 10h às 16h, na Freguesia do Ó e em Cidade Tiradentes.

Música

A música também faz parte do Ruas Abertas, com 20 atrações, incluindo apresentações de cantores, como Pedro Carvalho e Pedro Pastoriz, e de bandas, como a Pequena Orquestra Interativa e o Picadinho da Velha.

Na apresentação Compasso Livre, o grupo Obra Aberta vai a espaços públicos e convida o público a compor, com gestos ou cartazes, uma música que é tocada instantaneamente pelos artistas. A intervenção ocorre ainda hoje no Jaçanã, às 12h.

Já no ritmo de Carnaval, o bloco de rua Agora Vai anima o público na rua aberta de Guaianases, às 12h. O grupo é formado por atores, músicos, bonequeiros e compositores e vai se apresentar durante uma hora. O bairro do M’Boi Mirim também terá programação carnavalesca, às 15h, com a orquestra de sopros e percussão Fervo da Vila, que leva a música e dança pernambucanas aos paulistanos.

Ainda na programação musical, mas fazendo uma mistura de bluesfolk com a música regional brasileira, a Emblues Beer Band comemora o aniversário da cidade nas subprefeituras de Campo Limpo, às 11h, e da Freguesia do Ó, às 15h.

Outras atividades

Outros pontos da cidade também têm atividades neste feriado, como o Clube Tietê, Centro Cultural da Juventude, Galeria Olido, Teatro Cacilda Becker, além de palcos de rua em Ermelino Matarazzo, Vila Guilherme, Glicério, Parelheiros e outros.

A programação completa está no site da prefeitura.

Leia também

Últimas notícias