mobilidade

Ciclovia sobre costão rochoso é o novo cartão-postal do Rio de Janeiro

Via de 3,9 quilômetros com trecho em estrutura de concreto à margem da avenida Niemeyer, inaugurada hoje (17), já é considerada uma das mais bonitas do mundo

Divulgação / Facebook

Trecho inaugurado hoje faz parte do Complexo Viário Tim Maia: investimento de R$ 44,7 milhões

São Paulo – A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou hoje (17) ciclovia que liga os bairros de Leblon e São Conrado, na zona sul, depois de executar projeto desafiador, que permitiu construir um trecho de 2 quilômetros com estrutura de concreto sobre costão rochoso margeado pela avenida Niemeyer.

No total, a ciclovia tem 3,9 quilômetros e já é considerada uma das mais bonitas do mundo e novo cartão postal da cidade. O Rio conta atualmente com 435 quilômetros de malha cicloviária e deverá chegar a 450 quilômetros até os Jogos Olímpicos deste ano, segundo pretende a prefeitura.

Os moradores da cidade comemoraram a inauguração da ciclovia neste domingo. “O Rio saberá reconhecer a importância deste novo canal viário de trânsito para permitir o deslocamento de pessoas em suas bicicletas a lazer ou a trabalho”, disse um internauta no Facebook.

O trecho inaugurado hoje faz parte do projeto chamado Complexo Viário Tim Maia. “Em breve estaremos inaugurando também o trecho da ciclovia do Joá, que liga São Conrado à Barra e daí teremos toda a orla do Rio com ciclovia. É só ter perna para pedalar”, comemorou outro internauta.

A construção da ciclovia inaugurada hoje levou um ano e meio, ao custo de R$ 44,7 milhões. A prefeitura espera que a via receba 70 mil pessoas por dia. Quando o projeto foi apresentado, algumas críticas foram feitas por arquitetos porque a ciclovia dificultaria a visão do mar por motoristas.

Leia também

Últimas notícias