ameaça tóxica

Bombeiros controlam incêndio no Porto de Santos

Mais de 47 horas depois do incêndio que atingiu contêineres com produtos tóxicos, bombeiros trabalham no local, mas não há mais focos a serem combatidos; fogo foi extinto às 4h de hoje (16)

Fernanda Cruz/Agência Brasil

O incêndio atingiu 80 contêineres com diferentes tipos de produtos químicos armazenados pela Localfrio

Guarujá Mais de 47 horas depois do incêndio que atingiu contêineres com produtos tóxicos, no Porto de Santos, no Guarujá, os bombeiros trabalham no local, mas não há mais focos a serem combatidos. O fogo foi extinto às 4h de hoje (16). Na operação rescaldo, a estratégia agora, para evitar novos vazamentos de gás e assegurar que não existe mais perigo de novos incêndios, é neutralizar as reações químicas de três contêineres, segundo informou a prefeitura do Guarujá.

Segundo o executivo municipal, até as 12h de hoje (16), 175 pessoas tinham sido atendidas nas unidades médicas, mas nenhum caso grave foi registrado. A grande maioria foi liberada logo após ser medicada. Não há mais fumaça e os moradores das proximidades puderam retornar as suas casas.

O incêndio começou por volta das 15h, da última quinta-feira (14), em um contêiner da empresa Localfrio, onde estava armazenado ácido dicloroisocianúrico. O fogo acabou se alastrando e atingindo outros contêineres com diversos produtos químicos, resultando em grande volume de fumaça tóxica que atingiu parte do Guarujá, de Santos e de São Vicente.

Por meio nota, os integrantes do Gabinete de Gestão de Crise, criado pra monitorar o andamento dos trabalhos, fizeram um apelo à população, pedindo a ela que “mantenha a tranquilidade e conserve as orientações passadas para garantir a segurança e a saúde de sua família. Caso qualquer munícipe apresente desconforto na garganta, irritação nos olhos ou sentir náuseas deve procurar imediatamente uma das unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade”.

Leia também

Últimas notícias