Marcha

Abertura do Fórum Social Temático em Porto Alegre reúne 15 mil pessoas

Militantes de diferentes bandeiras progressistas de enfrentamento ao modelo neoliberal de globalização caminharam pelas ruas da capital gaúcha

Guilherme Santos/Sul21

O Fórum deste ano vem com o tema: Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta

São Paulo – A marcha de abertura do Fórum Social Temático de Porto Alegre reuniu ontem (19) cerca de 15 mil pessoas nas ruas da capital gaúcha. Com a temperatura superando os 30ºC, ativistas, integrantes de movimentos sociais, políticos e simpatizantes dos temas abordados pelo fórum levantaram bandeiras e cartazes com temas progressistas e contrários ao modelo neoliberal de globalização.

Manifestações políticas também marcaram a passeata. Os presentes entoaram coros contrários ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e em defesa da democracia e do mandato de Dilma Rousseff. Alguns participantes colocaram em pauta o pedido para que a presidenta rompa ligações com o partido de Cunha, o mesmo de seu vice, Michel Temer, que compôs a chapa eleita no pleito de 2014.

O evento contou com a presença do prefeito e vice de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) e Sebastião Melo (PMDB), respectivamente; da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS); do ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT); e do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto (também ex-governador do estado), entre outros.

O evento marca 15 anos do primeiro Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre. Olívio Dutra, governador na época, era um dos que levavam uma faixa em defesa da democracia durante a marcha. Em entrevista, o petista ressaltou a importância da participação popular. “O Fórum é um movimento da sociedade civil do globo, não é da burocracia de governos locais ou mundiais. Ele serve para fazer uma reflexão sobre o mundo em que vivemos”, disse.

Rossetto enfatizou o grande número de pessoas que aderiram à marcha e ao fórum. Para o ministro, o mundo atravessa um momento de “uma agenda anti-democrática” e “o FSM segue abrindo espaços de construção, impulsiona vitórias políticas e abre ciclos de agendas sociais”, afirmou.

A marcha que abriu o fórum com o tema Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta, mostrou ainda bandeiras como liberdade para o povo palestino, descriminalização do aborto e da maconha, causa indígena, fim da xenofobia e defesa dos refugiados.

Com informações do FST2016


Leia também

Últimas notícias