vida nova

Universidade em São Paulo recebe evento para aproximar refugiados de empresários

A iniciativa 'Esperança de um ano novo aos refugiados' contará com a presença do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados

memória/ebc

Evento acontece no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo

São Paulo – A Universidade Presbiteriana Mackenzie, na capital paulista, organiza amanhã (11) o evento “Esperança de um ano novo aos refugiados”. A iniciativa, que contará com a presença do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), pretende aproximar refugiados de empresários de vários setores, além de estimular o empreendedorismo.

A programação inclui integrantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), do Instituto de Reintegração dos Refugiados (ADUS), do Programa de Apoio para Recolocação dos Refugiados (PARR), da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, do Pacto Global, além de integrantes da própria universidade.

Serão mais de 250 refugiados que participarão do evento. As pessoas são oriundas de países como Síria, Colômbia, Angola, República Democrática do Congo, Haiti, entre outros. O evento tem início às 13h, no auditório da Escola Americana, localizado na Rua Itambé, 135, Higienópolis.

De acordo com estudos do Acnur, hoje o planeta possui o maior número de refugiados forçados desde a Segunda Guerra Mundial, com cerca de 20 milhões, além de 40 milhões em deslocamentos internos.

Recentemente, o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing, levantou a importância da inserção social destas pessoas. “Temos que combater o sentimento crescente de anti-imigrante, em que se esquece que, historicamente, a imigração foi indiscutivelmente positiva”, disse durante uma conferência sobre migrações ilegais na Tailândia, no início do mês.