geosampa

SP lança portal que integra órgãos da prefeitura e dá transparência

Serviço liga 152 bancos de dados das diversas secretarias, órgãos e departamentos do executivo municipal e elimina burocracia na busca de informações que agora passam a ser abertas

Reprodução

Mapa mostra pontos de alagamento, corredores e faixas de ônibus: visitante escolhe as sobreposições que deseja realizar

São Paulo – A prefeitura de São Paulo anunciou hoje (7) o lançamento do Geosampa, portal de dados abertos que integra 152 bancos de dados das diversas secretarias, órgãos e departamentos do Executivo municipal e vai conferir mais transparência e agilidade ao cidadão na busca de informações georreferenciadas.

Entre as informações, algumas foram abertas agora a partir do portal, facilitando um trabalho que anteriormente demandava uma busca burocrática pelos guichês da prefeitura, como as quadras fiscais e os croquis de quadras fiscais. Também tornam-se abertas a base de cadastramento de árvores urbanas, as praças livres de acesso Wi-Fi e o mapa das áreas de risco da cidade.

“O novo aqui é que nós criamos uma espécie de plataforma que se sobrepõe às demais, e que permite em um único ambiente virtual, por camadas, escolher o que se quer consultar. Inclusive, interativamente, você pode colocar camadas de departamentos diferentes da prefeitura no mesmo nome”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

“Aquilo que era impossível fazer, às vezes por falta de senha, ou por falta de acesso, e às vezes porque as ferramentas não permitiam sobreposição de mapas, agora você tem uma plataforma em que escolhe as variáveis que deseja consultar, que pode ser mais do que uma, e cada órgão da prefeitura está na base alimentando o seu processo, mas sem interferir no Geosampa, que é a interface com o cidadão”, disse.

A integração de dados de diferentes origens em uma plataforma comum era um desafio que levou mais de 20 anos para ser superado. Para chegar à solução do portal, os técnicos da Prodam, empresa de tecnologia de informação da prefeitura, usaram as linguagens abertas, que estabelecem um diálogo com a tecnologia de cada banco de dados da administração municipal, sem interferir nas rotinas, processos e tecnologias já consolidados. Os técnicos da Prodam consideram que o portal seria impossível de ser desenvolvido se todas as bases de dados da prefeitura tivessem de migrar para uma plataforma de tecnologia comum.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando Mello Franco, disse que por conta das informações que foram abertas no portal, os funcionários do departamento de uso e ocupação do solo, vinculado à sua secretaria, serão liberados para outras tarefas, já que anteriormente despendiam tempo para atender à população que demandava essas informações. “Toda a equipe da SMDU será liberada para outros trabalhos da secretaria, porque o portal melhora o acesso à informação em todos os processos; é uma externalidade para a gestão pública”, afirmou.

O portal funciona com o mapa de logradouros da cidade como base principal, sobre o qual são colocadas as outras bases de informação. Os dados são atualizados de acordo com a natureza das informações. Há atualizações em tempo real e com frequência mais espaçada, de acordo com o critério de processamento da fonte que produz a informação.

Mas os dados ainda não estão completos e dependem do trabalho contínuo da prefeitura para serem oferecidos à população. Um exemplo: o mapa cicloviário na cidade ainda não está disponível. Mas os corredores e faixas exclusivas de ônibus já podem ser consultados. Outra consulta interessante é a de densidade populacional da cidade, por áreas de adensamento. No portal, o público também pode conhecer as classificações de áreas da cidade de acordo com o Plano Diretor Estratégico (PDE) e sobrepor a essas informações a situação real de uso da cidade.

Saiba mais: http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br

Leia também

Últimas notícias