Chacina

Último réu do caso Unaí começa a ser julgado

Justiça Federal em Minas Gerais julga o empresário Hugo Alves Pimenta, que fez acordo de delação

São Paulo – Começou na manhã de hoje (10), na 9ª Vara Federal de Belo Horizonte, o último julgamento relacionado à chamada chacina de Unaí, de 2004. Desta vez, o réu é o empresário Hugo Alves Pimenta, apontado como intermediário dos assassinatos. Ele também fez um acordo de delação no caso. Os mandantes foram condenados.

Na semana passada, o ex-prefeito de Unaí Antério Mânica (no PSDB à época) foi condenado a 100 anos de prisão, mesma sentença de seu irmão Norberto, fazendeiro, julgado no final de outubro. A pena a ser cumprida é um pouco menor devido ao desconto de um período em que ambos permaneceram presos. Mas, por serem primários, os dois vão recorrer em liberdade.

A previsão é de que sejam ouvidas 11 testemunhas, todas de acusação – a defesa de Hugo dispensou as dele. A expectativa é de que esse julgamento demore menos do que os anteriores, terminando no máximo amanhã.

Em 28 de janeiro de 2004, quatro servidores do Ministério do Trabalho, três fiscais e um motorista, foram executados a tiros na área rural de Unaí.