Após a tragédia

Deputados mineiros vão criar comissão extraordinária para estudar atividade minerária

Estudos terão objetivo de prevenir novos acidentes em barragens no estado

Antonio Cruz/Agência Brasil

Parlamentares temem possibilidade de acidentes semelhantes em mais de 700 barragens no estado

São Paulo – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai criar a Comissão Extraordinária das Barragens. O anúncio foi feito hoje (11) pelo presidente da Casa, o deputado Adalclever Lopes (PMDB), na reunião ordinária do plenário. O que motivou a mobilização foi o temor de que novas tragédias, semelhantes ao rompimento da barragem de Mariana, possam ocorrer em mais de 700 locais.

Os deputados planejam fazer estudos, debater e propor medidas para acompanhar a atividade minerária no estado, analisando possíveis impactos ambientais, sociais e econômicos. A comissão possui vigência até o fim de 2016, e ainda deve tratar dos desdobramentos da tragédia de Mariana.

Um grupo de parlamentares cobrou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar as ações das mineradoras, porém, o presidente afirmou que existem benefícios da comissão em relação à CPI. Um dos pontos destacados por Adalclever, é que a comissão não para durante o recesso parlamentar, além de ter maior abrangência dos assuntos tratados.

Contudo, a formação da comissão não impede a instauração de uma CPI após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro de 2016.

Com informações da Assembleia de Minas Gerais

Leia também

Últimas notícias