Caminhada

Movimentos sociais promovem ato nesta quinta, em São Paulo, em jornada pela moradia

Sem-teto protestam pelo uso dos recursos para projetos habitacionais e execução do Minha Casa, Minha Vida 3

Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Em São Paulo, manifestantes estão acampados em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal desde segunda (5)

São Paulo – Integrantes de movimentos sem-teto fazem na tarde de hoje (8) uma caminhada pelo centro da capital paulista até a sede da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para entregar as pautas de reivindicações da Jornada Nacional de Luta pelo Direito à Moradia. O ato marca também o Dia Mundial dos Sem Teto. Os manifestantes estão acampados em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal, na Praça da Sé, há quatro dias.

Em nota, os movimentos sociais pedem a execução imediata do programa federal Minha Casa, Minha Vida 3 e cobram do governo Alckmin que os recursos para programas habitacionais sejam totalmente aplicados para enfrentar a “crise urbana”. “É inaceitável que o Estado mais rico do país tenha uma ação tão reduzida na área de habitação.”

Entre as principais pautas que os militantes reivindicam estão a construção do Sistema Estadual das Cidades, a retomada do Programa Estadual de Mutirão, parceria público-privada (PPP) da habitação, participação e transparência na gestão da água e nos investimentos do Metrô e CPTM.

Participam do movimento o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional de Associações de Moradores (Conam), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), União Nacional por Moradia Popular e o Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Leia também

Últimas notícias