avaliações

Governo e ONU apresentam estratégias para o desenvolvimento agrícola

Agência da ONU vai apresentar, em parceria com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, um relatório focado na importância da agricultura familiar na redução da pobreza

Fida/ONU

A parceria do Brasil com o Fida já beneficiou, ao longo dos anos, mais de 360 mil famílias rurais

São Paulo – O governo federal, em parceria com a agência da ONU, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), apresentarão na quinta-feira (22) resultados de uma avaliação focada na importância da agricultura familiar para a redução da pobreza. As conclusões serão debatidas na Mesa Redonda Nacional, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.

A apresentação tem organização do Escritório Independente de Avaliação (IOE), do Fida, e do ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O ministro da pasta, Patrus Ananias, estará presente para a discussão dos resultados com os membros do Fida, Oscar Garcia, diretor da IOE, Ashwani Muthoo, vice-diretor, Lakshmi Menon Chengalth, vice-presidente e Joaquim Lozano, diretor para América Latina e Caribe.

A parceria do Brasil com o Fida já beneficiou, ao longo dos anos, mais de 360 mil famílias rurais pobres através de ações como os projetos Gente de Valor, Sertão e Dom Helder Câmara. Atualmente, são R$ 450 milhões, oriundos do fundo, distribuídos entre seis ações de desenvolvimento agrícola.

Com sede em Roma, o Fida oferece, desde 1978, empréstimos a juros baixos para projetos destinados à redução da pobreza, melhorar a nutrição, segurança alimentar e fortalecer a resiliência. As avaliações para realização e melhoria de desempenho dos projetos é realizada pelo IOE, que avalia os impactos, bem como mantém a isenção política através de diagnósticos independentes.

Com informações da ONU-BR