capão redondo

Polícia leva clima de tensão a festival contra redução da maioridade penal

Homens da Polícia Militar chegam de surpresa ao ato político e cultural realizado no campo de futebol da Organização Não Governamental Capão Cidadão

priscilla Vilariño / RBA

Membro da organização do evento conversa com a polícia ao lado do palco do festival

São Paulo – Cerca de 20 homens da Polícia Militar chegaram hoje (15) de surpresa ao Festival Amanhecer Contra a Redução, no Jardim Valquíria, zona sul de São Paulo, e trouxeram tensão para a festa. O evento reúne artistas e moradores para debater o Projeto Emenda Constitucional 171/93, que reduz de 18 para 16 anos a maioridade de jovens que cometem crimes.

O festival ocorre no campo de futebol da Organização Não Governamental Capão Cidadão, onde rotineiramente são realizadas festas e ações de cidadania. “Eles nunca vieram aqui. A gente já fez festa para duas, três mil pessoas e nunca teve isso”, afirmou Paulo Magrão, fundador da ONG.

Os policiais disseram que estavam destacados desde ontem para fazer o serviço e aguardam a chegada de mais homens. “A gente veio para garantir a ordem, como sempre. Mas depois o pessoal bebe e vem suar, ai que o bicho pega”, afirmou Sargento Itamar.

Assim que os primeiros homens chegaram, rapazes de moto começaram a ser parados para revista. “Vai ser isso o dia inteiro. Vieram para estragar a festa”, afirmou Magrão.
O campo fica em um um beco e os policiais se posicionam nas duas entradas. Apesar disso, o local permanece repleto de moradores, especialmente crianças. Além de atrações musicais, o Festival conta com serviços e de corte de cabelo, limpeza de pele e palestras sobre o genocídio da população pobre, preta e periférica.

priscilla Vilariño / rbacapao 4.jpg
Menino aguarda começo dos shows do festival. Ao fundo, tenda onde acontece debate sobre a redução
priscilla Vilariño / RBAcapao 5.jpg
Crianças assistem show de Msário
priscilla Vilariño / RBA capao 3.jpg
Msário canta em show durante o festival contra a redução
priscilla Vilariño / RBAcapao 2.jpg
Mais de uma dezena de policiais em estão em guarda nos arredores do festival

Leia também

Últimas notícias