Moradia digna

‘Nosso objetivo é fazer mais 3 milhões de casas’, afirma Dilma Rousseff

Durante entrega de 2.071 unidades do Minha Casa, Minha Vida, a presidenta afirmou que o objetivo é de chegar a 27 milhões de pessoas beneficiadas pelo programa até 2018

Roberto Stuckert Filho/PR

Dilma Rousseff: “Àqueles que diziam que o programa não ia acontecer, hoje nós estamos dando uma boa resposta”

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff entregou hoje (28) 2.701 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida no Nordeste do país. “Atingimos hoje uma marca muito forte, 500 mil dessas casas são para pessoas que recebiam Bolsa Família”, disse durante discurso em Caucaia (CE). “É um momento de comemoração”, completou.

Sobre o futuro do programa, Dilma afirmou que o objetivo é fazer mais 3 milhões de casas. “Com isso, chegaremos a mais de seis milhões. Vai ter no Brasil, até 2018, com muito esforço, em torno de 27 milhões de pessoas com a casa própria.”

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), participou com a presidenta do evento da entrega simultânea dos imóveis nas cidades de Caucaia (CE), Fortaleza, Maracanaú (CE), Castanhal (PA), Bom Conselho (PE), e Colinas do Tocantins (TO). “Para mim, é uma alegria ver a emoção das famílias de realizarem seus sonhos, ter um teto para colocar seus filhos, ter a segurança de sair do aluguel”, disse.

“Famílias que moravam em lugares insalubres, lugares em que não havia a menor possibilidade de morar com dignidade”, ressaltou o governador sobre a importância do programa. Ele destacou também obras que estão sendo realizadas no estado para resolver os problemas relativos à seca.

Santana afirmou que mesmo após quatro anos de escassez acentuada, a região metropolitana de Fortaleza não tem problemas de abastecimento, graças a 250 quilômetros de canais que levam água para a capital. As obras de integração do rio São Francisco também foram mencionadas. “Se Deus quiser, a água do São Francisco vai chegar ao Ceará no segundo semestre do ano que vem”, disse.

Através da moradia digna, beneficiários do Minha Casa Minha Vida apontam a mudança positiva em suas vidas. “Essa casa vejo como uma coisa boa. Um recomeço. Quero começar a vender merenda. Arrumar um trabalho”, afirmou a dona de casa Ana Maria Brandão, mãe de sete filhos.

Para a empregada doméstica Maria Lino, que recebeu sua casa há três meses, a experiência está “sendo ótima. Não tem mais aluguel atrasado. Pago 25 reais pelo que é meu. Melhorou demais nossas vidas. Foi o melhor presente”, disse.

Números do programa

No Ceará, já foram entregues mais de 55,7 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Em Pernambuco, 70,9 mil casas, no Pará, 52,2 mil e no Tocantins, 13,1 mil. No total, mais de 765 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa na região.

Leia também

Últimas notícias