Maioridade penal

Vannuchi: ‘Luta é pela redução da mediocridade mental que assola o país’

Analista comenta para a Rádio Brasil Atual os protestos contra a redução da maioridade penal que ocorrem na data de aniversário do ECA

Valter Campanato/ABr

Presidente da Câmara, Eduardo Cunha é um dos grandes defensores da redução da maioridade penal

São Paulo – O analista político Paulo Vannuchi defende a importância das manifestações contra a redução da maioridade penal que ocorrem hoje (13) em várias regiões do país, marcando a comemoração dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O movimento é contra a ofensiva reacionária, em defesa da humanidade”, diz.

Em sua coluna na Rádio Brasil Atual, Vannuchi ressalta a importância do ECA. “O estatuto mostrou o novo rosto do Brasil para o mundo após duas décadas em que o país era visto como o país da tortura, da ditadura, dos militares que fechavam o congresso, censuravam e promoviam o extermínio de uma geração resistente.”

A proposta de redução da maioridade penal, que avança no Congresso, fere o ECA e resoluções da ONU, argumenta o colunista. “O Brasil foi um dos primeiros países a lançar uma legislação em sintonia com as Nações Unidas. Isso significa que mesmo em casos graves, o tratamento penal não pode ser o mesmo destinado a adultos”.

As manifestações ocorrem por todo o país. Em São Paulo, começa no Vale do Anhangabaú e segue em marcha até a Praça da Sé. “Em primeiro lugar está a defesa da humanidade, como uma comunidade centrada na solidariedade, não em guerra, em selva”, diz Vannuchi. Outro aspecto é a questão da luta de classes. “O avanço totalitário fascista de Eduardo Cunha contra a juventude pobre e negra.”

Confira a íntegra para a Rádio Brasil Atual: