direitos humanos

São Paulo dá início à Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Capital paulista aderiu à campanha do Ministério da Justiça, com atividades de conscientização sobre o tráfico de pessoas no Brasil e exterior

reprodução/TVT

Das 475 vítimas brasileiras do tráfico de pessoas, entre 2005 e 2011, 337 sofreram exploração sexual

São Paulo – Começou ontem (27) em São Paulo a Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. A capital aderiu à campanha lançada pelo ministério da Justiça. Até o dia 31, várias atividades vão promover a conscientização sobre tráfico de pessoas, no Brasil e no exterior.

No Brasil, entre os anos de 2003 e 2013, mais de 42 mil trabalhadores foram resgatados do trabalho escravo, que é uma das principais finalidades do tráfico de pessoas.

Já no exterior, é a exploração sexual que lidera os crimes de tráfico de brasileiros e brasileiras. Das 475 vítimas identificadas pelo ministério das Relações Exteriores, entre 2005 e 2011, 337  sofreram exploração sexual, e 135 foram submetidas a trabalho escravo.

Uma campanha do Ministério Público Federal na internet dá dicas para evitar o tráfico de pessoas. O MP alerta para propostas de emprego fácil e lucrativo, para que não entreguem documentos como o passaporte a terceiros e para que mantenha amigos e familiares informados sobre seu paradeiro.

A cidade de São Paulo também recebe iluminação especial durante esta semana, por conta da a campanha Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que também faz parte das ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Confira a reportagem do Seu Jornal, da TVT: