contra o racismo

Dilma comemora pelo Twitter cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial

“O Estatuto é fruto de anos de lutas do movimento negro e de um compromisso governamental assumido com a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em 2003”, afirmou

Divulgação / Arquivo Facebook

Dilma e Lula: abraço compartilhado no Facebook para comemorar o Dia do Amigo e passar confiança ao povo

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff usou hoje (20) o Twitter para comemorar os cinco anos do Estatuto da Igualdade Racial. “A Lei é uma conquista para o movimento negro e para todos os brasileiros e brasileiras”, disse a presidenta.

Sancionada em 2010, a lei propõe itens que equiparam os direitos dos negros em áreas como saúde, educação, liberdade religiosa e trabalho. “O Estatuto é fruto de anos de lutas do movimento negro e de um compromisso governamental assumido com a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) em 2003”, disse Dilma, referindo-se ao ano inicial do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O Brasil é uma terra generosa e não aceita conviver com a intolerância e o preconceito. Não aceite o preconceito. Denuncie”, completou a presidenta no Twitter.

Segundo Nilma Lino Gomes, ministra da Seppir, o estatuto “garante a implementação de políticas públicas para a população negra, possibilitando a correção de disparidades históricas no acesso a direitos que ainda não são plenamente desfrutados por toda a população brasileira”.

Em artigo publicado há pouco no site do governo federal, Nilma reconhece os desafios que ainda existem para superar o preconceito racial no país. “Apesar dos avanços já conquistados, os números não deixam dúvidas de que ainda estamos longe de superar o abismo racial que existe no Brasil. Basta constatar que dois terços dos pobres no país são negros; metade da população negra vive abaixo da linha da pobreza; as mulheres negras são as mais atingidas pelo desemprego; as taxas de analfabetismo são duas vezes maiores entre negros, e um jovem branco tem três vezes mais chance de chegar à universidade do que um jovem negro”, afirmou. “Esses dados, entre outros, revelam que a população negra continua enfrentando dificuldades no acesso a bens e serviços públicos, ao mercado de trabalho e ao ensino superior.”

Hoje a presidenta Dilma também postou em sua página no Facebook uma foto abraçando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em comemoração ao Dia do Amigo. O ex-presidente também postou no Facebook a mesma foto e afirmou: “O Brasil e os brasileiros têm certeza de sua dedicação por este país”.