Participação

Dieese: ‘Dialoga Brasil é um passo muito importante para o país’

Para o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o Brasil avança na transparência e participação da sociedade civil em assuntos do governo federal

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff lançou ontem (28) o site Dialoga Brasil com objetivo de ampliar a participação da sociedade civil nas ações do governo federal. O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, em sua coluna de hoje (29) para a Rádio Brasil Atual, avaliou o programa como “um passo muito grande do país na transparência e participação”.

O espaço de participação on line já está em funcionamento e inicialmente abre consulta a respeito de temas na área da saúde, educação, segurança pública e combate à pobreza. “Os programas estão abertos para qualquer cidadão apresentar sua visão”, diz.

A respeito da eficácia do debate no ambiente da internet, o diretor comenta: “Este processo será permanentemente acompanhado. Estamos atuando em uma forma para que a sociedade possa monitorar e acompanhar o programa”.

Clemente ainda observou que a participação popular já tinha presença no governo federal anteriormente. “Desde 2003 o governo vem realizando um plano de consulta com a sociedade sobre o Plano Plurianual (PPA). Neste ano, da mesma maneira. Desde abril, centenas de entidades participam de debates com ministérios e com a Dilma para participar das prioridades que o governo seguirá nos próximos anos.”

Ouça a íntegra para a Rádio Brasil Atual: