comunhão

Projeto ensina morador a combater problema do lixo em comunidade de SP

Projeto Varre Vila, criado há três anos, utiliza metodologia freireana

Divulgação/Varre Vila

Varre Vila conquistou o apoio da prefeitura de São Paulo e a parceria do consórcio Soma

São Paulo – O projeto Varre Vila é uma iniciativa da comunidade Santa Inês, na zona leste de São Paulo, e visa a enfrentar o problema do excesso de lixo na região. Criada há três anos, a campanha é guiada pela metodologia freireana para que o trabalho seja realizado em comunhão no bairro.

O morador da comunidade Ionilton Aragão, idealizador do projeto, afirma àRádio Brasil Atual o que o levou a tomar a iniciativa de levar informação sobre o que fazer com o lixo aos moradores. “Se cada morador doar cinco minutos de um dia para varrer a porta de sua casa, não teremos uma cidade suja. Muitas pessoas acham que não precisam fazer porque tem um gari, mas é impossível eles cuidarem da limpeza da cidade inteira. Então, o morador precisa fazer a parte dele.”

Aragão explica que a metodologia do projeto baseia-se na pedagogia de Paulo Freire. “Eu trabalhava com educação de adultos no Rio de Janeiro e Espirito Santo. Quando voltei pra São Paulo, comecei a desenvolver essa ideia, pela metodologia freireana, que seria resolver a questão do lixo conversando com os moradores.”

A ideia surgiu em 2011, porém, e foi posta em prática no ano seguinte. As ações começaram de forma voluntária, e em 60 dias, com a colaboração de poucas pessoas, foi possível eliminar dois pontos viciados do bairro. Para Ionilton, além dos moradores da comunidade, o engajamento das escolas e postos de saúde foi essencial nesse processo.

“A desorganização do meio ambiente, de jogar lixo em qualquer horário e local, isso é uma questão de saúde publica. A quantidade de doenças transmitidas nos lixões é alta. Vamos nas escolas, mostramos imagens dos lugares paras as crianças, entregamos sacos de lixo, e se aquela escola já tiver alguma ação na comunidade, tentamos fazer juntos, como uma horta comunitária.”

Quando o Varre Vila conquistou o apoio da prefeitura de São Paulo e a parceria do consórcio Soma, responsável pela varrição das ruas da região, o projeto instalou no início 750 lixeiras e contratou 40 varredores dentro da própria comunidade, e já foram retiradas cerca de 29 mil toneladas de lixo. Em três anos, o Varre Vila está presente em quatro comunidades da cidade de São Paulo e em três em Alagoas.

Ouça a reportagem de Anelize Moreira na Rádio Brasil Atual

Leia também

Últimas notícias