iniciativa

Em Genebra, ministro Dias defende ações contra exploração de mão de obra infanti

Manoel Dias também comentou campanhas em andamento no Brasil que visam a segurança e a saúde dos trabalhadores

Valter Campanato/Agência Brasil

Ministro defendeu a criação de iniciativas conjuntas entre países dpara acelerar a redução do trabalho infantil

Brasília – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, está em Genebra (Suíça) desde segunda-feira participando da 104ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O ministro defendeu, nesta quarta-feira (10), a criação de iniciativas conjuntas entre países da América Latina, África e Ásia para acelerar a redução do trabalho infantil. Manoel Dias destacou a recente criação da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre do Trabalho Infantil, instrumento de cooperação acordado por 25 países que inclui iniciativas no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Durante o encontro foram destacados os progressos reconhecidos nas iniciativas de proteção dos direitos trabalhistas. “Não podemos deixar de registrar que a maior parte dos trabalhadores que vivem em condição de pobreza reside em países de renda média, como o Brasil”, justificou Dias.

O ministro relatou ainda as ações em andamento no Brasil, com destaque para a campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos, além da Cooperação Sul-Sul, que visa estimular a segurança e saúde laboral em países produtores de Algodão na África e América Latina, entre outras.

Ontem, Manoel Dias destacou o protagonismo do Brasil no desenvolvimento de políticas laborais associadas à justiça social. Para o ministro, o país conseguiu internacionalizar o conceito de trabalho decente em conjunto com a criação, desde 2004, de mais de 1 milhão de postos de trabalho formal e a consequente expansão da cobertura social previdenciária.

Na segunda-feira, os resultados conquistados pelo Brasil nos últimos doze anos, entre eles a articulação para a manutenção do salário mínimo acima da inflação e a criação de programas de qualificação, como o Pronatec, e distribuição de renda, como o Bolsa Família, estiveram no centro das discussões bilaterais comandadas pelo ministro. Manoel Dias participa da Conferência Internacional do Trabalho até sexta-feira.